5 destinos (ideais) para conhecer sozinho depois dos 50
A grande maioria das pessoas tende a mudar a forma como viaja a partir dos 50 anos.
A verdade é que deixamos de ter tanta vontade de andar a conhecer destinos da mesma forma que fazíamos quando eramos mais jovens. Já não temos tanta vontade de andar a “saltitar” por vários hostels, sem ter garantido uma série de condições e confortos.
A partir de uma certa idade damos prioridade a viagens de maior duração, que permitem conhecer com calma a história e a cultura dos sítios que visitamos. Privilegiamos o conforto, assim como os destinos que tenham um bom clima, uma boa gastronomia e que tenham ótimas infraestruturas ou acesos.
No caso de viajar sozinho, é igualmente importante que escolha destinos seguros e não excessivamente caros. Conhecer novas e interessantes pessoas nestas viagens é ainda outros dos maiores prazeres que poderá sentir ao visitar alguns destes locais únicos.
Grécia
O berço da civilização ocidental e da democracia, é um destino incrível que deverá querer conhecer. A melhor forma de descobrir a vasta e fascinante história deste país é visitar os inúmeros museus e sítios arqueológicos existentes.
Caso prefira umas idas à praia, saiba que o tempo é mais favorável entre Abril e Outubro. Esta será a melhor altura para conhecer as diversas ilhas. No entanto, não deixe de visitar a capital Atenas. Esta é uma cidade fascinante, repleta de locais interessantes, boa comida e gente simpática.
Argentina
Este é um país extremamente vasto. É uma ótima escolha caso queira fazer uma estadia prolongada. Caminhar ao longo dos lagos e das montanhas, viajar de barco até um glaciar, ver pinguins ou provar vinhos, são apenas algumas das atividades que estão à sua espera na Argentina.
Caso seja apreciador de dança – e em particular do Tango – faça questão de passar algum tempo na sofisticada cidade de Buenos Aires. Compre um bilhete para um espetáculo ou inscreva-se numa aula para aprender melhor sobre esta arte performativa. É também provável que ao andar pelas ruas da cidade tenha a possibilidade de ver inúmeros artistas a fazerem pequenos espetáculos e demonstrações gratuitas.
Japão
Este é um local diferente de todos os outros. Nunca é tarde para ficar a conhecer melhor esta cultura. O Japão é um destino entusiasmante, conhecido por ser um lugar extremamente limpo e organizado. Mesmo não sabendo falar o idioma é muito provável que não se irá nunca sentir perdido.
A maioria dos hotéis cobra a estadia por pessoa e não por quarto, pelo que não será “penalizado” se decidir viajar sozinho. Tokyo e Kyoto são as duas cidades que deve visitar. Felizmente pode viajar entre elas com facilidade através dos conhecidos comboios de alta velocidade.
O Japão é ainda o país mais envelhecido do Mundo. Aqui os mais velhos são respeitados e admirados, sendo este um aspecto cultural muito marcante na sociedade.
Laos
Procure fugir das enchentes de turistas e festivaleiros de forma a conseguir conhecer realmente Laos. Este é um destino que passa despercebido, mas que é uma alternativa bem mais tranquila e interessante do que a Tailândia por exemplo.
Aqui o clima é mais fresco do que no resto do Sudeste Asiático. Se pretender relaxar este é o destino ideal. A cidade de Luang Prabang é conhecida por ser um local tranquilo e pacifico. Ao longo da sua viagem procure visitar as pequenas aldeias do interior do país e não deixe de agendar um passeio de barco pelo incrível rio Mekong.
Itália
Tal como a Grécia, este é um país conhecido pela sua cultura rica e história ancestral. Itália é ainda um dos melhores destinos gastronómicos do Mundo. Na sua visita a este país não deve deixar de conhecer as principais cidades como Roma, Florença e Veneza, no entanto procure igualmente dedicar algum do seu tempo às regiões mais interiores e provinciais. Viaje de comboio pelo país para ter uma experiência inesquecível.
[Leia também: Os oito alojamentos mais insólitos do mundo]