Dos naperons aos tons pastéis. Estas são as 10 coisas que estão a envelhecer o look da sua casa
Estas más decisões e tendências antiquadas devem ser corrigidas
A decoração da casa nunca é um processo simples. Gostamos que a nossa casa reflita a nossa maneira de ser. No entanto, muitas vezes, seja por motivos financeiros ou falta de motivação, acaba por ser difícil escolher as melhores peças de decoração. Acabamos por optar pelas escolhas mais genéricas ou por não atualizar o look interior da casa com a frequência devida.
Sendo certo que uma casa com uma decoração clássica vitoriana pode ter um enorme charme, a verdade é que na maior parte dos casos as casas mais velhas, com uma decoração mais “pesada” acabam por tornar o ambiente da sua habitação desagradável.
Mantemos peças e objetos que já não fazem sentido, escolhemos continuar a usar cores desadequadas e perdemos facilmente a noção das tendências de design mais atuais. Muitas vezes são mesmos os pormenores que evidenciam negativamente a idade das nossas habitações.
Felizmente, com ajuda de diversos especialistas, o portal BestLife identificou recentemente um conjunto de elementos de decoração que deve evitar. Oferecendo algumas dicas de como os pode substituir. Conheça aqui as principais conclusões.
- Bancadas de cozinha com azulejos
Atualmente não existe nada que torne a sua cozinha mais envelhecida de que umas bancadas preenchidas de azulejos. Esta moda popular nos anos 80 é agora odiada por grande parte das pessoas. Os especialistas recomendam que a melhor forma de atualizar a sua cozinha é mesmo optar em alternativa por bancadas de pedra natural ou cimento
- Combinar excessivamente mobílias do mesmo estilo
É certo que ter muitos estilos diferentes numa só divisão pode ser algo esquizofrénico, no entanto ter tudo muito igual também não é a melhor opção. Esta acaba por ser uma escolha aborrecida, enfadonha, que sempre caracterizou as casas mais velhas.
O melhor é mesmo assumir uma curadoria do seu espaço, selecionando e conjugando algumas peças especiais e interessantes.
- Naperons
Não há hipótese. Esta é sem qualquer dúvida a forma mais instantânea de envelhecer um qualquer espaço. Se ainda tem lá por casa um naperon em cima da televisão ou da mesa da sala, então faça um favor a si mesmo e retire isso tudo do seu espaço.
- Casa-de-banho em tons pastéis
Diga finalmente adeus à sua casa de banho cor-de-rosa. Muitas casas continuam ainda a perpetuar esta escolha de design que ficou “presa” nos anos 80. Uma casa-de-banho com paredes com tons pasteis de verde e azul envelhecem tremendamente o espaço. Opte por paletes mais naturais e por alguns apontamentos de cor que deem uma outra vida ao espaço.
- Carpetes
É raro ver atualmente uma casa moderna com um chão de carpete. Apesar de poder oferecer algum conforto, a verdade é que ter todo o seu espaço coberto por carpete é uma escolha que acaba por “datar” a sua casa. Em alternativa deve escolher alguns bonitos tapetes de tamanhos diferentes, utilizando-os de forma complementar em diversas divisões.
- Flores de seda
Plantas falsas são uma opção a evitar. Estas peças de decoração procuram simular de uma forma realista um ambiente floral, mas acabam normalmente por causar o efeito contrário. Nada parece mais morto de que uma sala cheia de flores de borrachas. Atualmente existem outras alternativas – também florais – que podem ser mais interessantes. Escolha diferentes tipos de materiais, como o feltro ou a pedra.
- Demasiadas cortinas
Há uns anos atrás parecia ser obrigatório que todas as divisões tivessem as suas janelas cobertas de cortinas. Esta tendência acabou por tornar as habitações muito “pesadas” e por bloquear a entrada de luz natural. Opte por cortinas mais finas ou por persianas com texturas interessantes
- Maçanetas de latão
Este é outro clássico antigo de decoração. Uma das formas mais eficazes de perceber se a decoração de uma casa está desatualizada é olhar para as portas, mais especificamente para as maçanetas. Ouro, latão ou cobre são materiais que envelhecem os espaços. Escolha em alternativa outras opções mais modernas, como a cerâmica, aço, alumínio, etc
- Bordas de papel de parede
Um papel parede interessante e colorido pode ser uma excelente forma de dar um toque especial a uma sala ou a um quarto. No entanto utilizar bordas decorativas em cima do papel torna logo todo o ambiente mais desatualizado. Retire esses elementos e prepare-se para transformar positivamente o seu espaço.
- Divisões multi-cor
Nos anos 80 outras das populares tendências determinava que o uso de cor numa divisão nunca era excessivo. Misturar azuis, vermelhos, amarelos e verdes pode ter em tempos parecido uma boa ideia, no entanto hoje em dia uma divisão com demasiadas cores concorrentes pode tornar o ambiente desagradável e antiquado. A alternativa? Escolha um tom sólido principal e vá acrescentando alguns outros apontamentos de cor através das peças decorativas que escolha.