Gel desinfetante esgotado? Aprenda a fazer em casa
O surto de covid-19 continua a progredir no nosso país. Todos os dias são anunciados novos casos de infetados e são também reforçadas as indicações que toda a população deve seguir. Um dos efeitos secundários de toda esta crise de saúde pública são as ruturas de stock que se têm feito sentir nas farmácias e supermercados.
A procura por gel e spray desinfetante “disparou” e atualmente é já quase impossível encontrar estes produtos nas superfícies comerciais. Torna-se assim importante encontrar outro tipo de alternativas que assegurem que mantém as suas mãos limpas e desinfetadas durante o máximo de tempo possível.
Para além da lavagem com água e sabão, uma solução de limpeza à base de álcool é particularmente eficaz. Felizmente é possível conseguir ultrapassar a escassez generalizada deste tipo de produtos, criando em casa, de forma caseira, o seu próprio gel desinfetante.
Como fazer um gel desinfetante caseiro?
Eis os passos que deve seguir, assim como os ingredientes que deve utilizar, de acordo com uma receita apresentada pelos especialistas.
. 2/3 de uma chávena (aproximadamente 150 mililitros) de álcool etílico ou isopropílico (a 96%)
. 1/3 de uma chávena (aproximadamente 75 mililitros) de gel de alóe vera
. 5 a 10 gotas de um óleo essencial (opcional)
Ou:
.2/3 de uma chávena (aproximadamente 75 mililitros) de álcool etílico ou isopropílico (a 70%)
. Até 25 mililitros de gel de aloé vera
. 5 a 10 gotas de um óleo essencial (opcional)
Basta que coloque todos os ingredientes num recipiente de vidro ou plástico. Lembre-se apenas que para ser eficaz esta mistura deverá conter pelo menos 60% de álcool, tal como defendem os especialistas.
[Leia também: Toda a verdade sobre… a Aloé Vera. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas]