Ter uma irmã pode ser o segredo para se tornar numa melhor pessoa, de acordo com especialistas

Ter uma forte relação com os nossos irmãos pode ser uma experiência fantástica. No entanto quando somos mais novos temos muitas vezes dificuldade em nos relacionarmos bem com as pessoas de quem somos mais próximos. Sobretudo entre irmãos é frequente existirem algumas brigas e confusões que em alguns casos infelizmente podem durar toda uma vida.

Recentemente um estudo publicado no Journal of Family Psichology veio comprovar que ter uma irmã (sexo feminino) é algo associado a uma melhoria de diversos aspetos das nossas vidas, desde uma melhor saúde mental e compaixão, até uma maior capacidade de comunicação.

Habitualmente é nos dito que ter um irmão (do sexo masculino) mais velho é ótimo pois eles irão sempre ser capazes de nos proteger. Ao que parece está agora na hora de darmos um maior agradecimento às nossas irmãs, sejam elas mais novas ou velhas.

Os dados obtidos neste estudo de 2010, dizem respeito a uma amostra de mais de 395 famílias residentes em Seattle (EUA), com dois ou mais filhos. Os filhos adolescentes inquiridos, e pertencentes a núcleos familiares onde existia pelo menos uma irmã, revelaram “ter uma menor sensação de isolamento, de se sentirem pouco amados, culpados, medrosos ou pouco-confiantes", conforme esclarecem os responsáveis pelo estudo da Brigham Young University. Uma irmã é capaz de aumentar naturalmente a compaixão que os irmãos e o resto do núcleo familiar sentem. Este é um fator fundamental para um correto e positivo estado mental.

Uma irmã é capaz de promover alguns comportamentos muito importantes, tais como o altruísmo e o afeto. “Contagiando” da melhor maneira possível todos aqueles em seu redor.

[Leia também: Ao cuidado dos avós. Deve intervir em discussões entre os seus filhos e netos?]

Segundo Alex Jensen, um dos principais responsáveis pelo estudo, “as irmãs representam um papel fundamental na promoção de uma boa saúde mental, conseguindo inclusive, ao longo da fase mais avançada das suas vidas, manter as suas famílias unidas sobretudo depois do falecimento dos pais.”

Outros estudos parecem consolidar e complementar estas conclusões. Em 2009, um inquérito desenvolvido por uma equipa de psicólogos britânicos, demonstrou que os participantes que cresceram com uma ou mais irmãs, apresentavam níveis de determinação e independência bem superiores.

No fundo toda uma boa e frequente expressão emocional é fundamental para uma boa saúde mental. Normalmente as nossas irmãs são naturalmente mais capazes de demonstrar e ensinar este tipo de técnicas, melhorando a inteligência emocional sobretudo dos seus irmãos do sexo masculino. Como tal, está na hora de ligar à sua irmã e de lhe agradecer por tudo aquilo que ela fez por si. Afinal, provavelmente, é mais saudável e feliz por causa dela.

[Leia também: Afinal recordar o passado pode ser (ou não) benéfico?]

Ler Mais





Comentários
Loading...