DECO: O que é e como prevenir o coronavírus

Os novos dados reportados pela Comissão Nacional de Saúde chinesa indicam a possível transmissão do novo coronavírus entre pessoas. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou, para quarta-feira, uma reunião de emergência para avaliar se o surto constitui uma emergência internacional e decidir as medidas a adotar.

O número de casos de pneumonia causados por este vírus não param de aumentar, havendo já registo de doentes não estiveram na cidade chinesa de Wuhan, onde foi identificado pela primeira vez, no fim do ano passado.

Contudo, segundo a Direção-Geral da Saúde, “da investigação em curso não há evidência, até à data, de transmissão pessoa-a-pessoa sustentável.” O comunicado desta entidade indica ainda que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças “considera que existe baixa probabilidade de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu, devido ao volume reduzido de viagens de e para Wuhan”.

Dado que ainda se sabe pouco sobre este novo elemento, ainda sem nome, da família dos coronavírus, para já, a Direção-Geral da Saúde, em consonância com as indicações da OMS, publicou algumas recomendações para quem viaja para aquela região da China. São precauções gerais para reduzir o risco de transmissão de doenças respiratórias agudas, como:

  • evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;
  • lavar frequentemente as mãos, tendo especial cuidado em fazê-lo sempre que contacte com doentes;
  • limitar o contacto com animais;
  • adotar medidas de “etiqueta respiratória”, como tapar o nariz e boca com um lenço de papel ou o braço (nunca as mãos), quando espirrar ou tossir, e lavar as mãos a seguir. O mesmo é recomendado depois de se assoar. Os lenços de papel devem ser usados apenas uma vez.

Os sintomas desta infeção respiratória são idênticos aos de outras. Nos doentes identificados, o mais comum foi a febre, havendo também algumas queixas de dificuldades respiratórias. Se tiver alguma queixa deste género, durante ou após uma viagem, consulte o médico e refira a deslocação. Pode também contactar o SNS24 (808 24 24 24) para esclarecer dúvidas sobre esta nova estirpe do coronavírus.

Para mais informações aceda aqui.

Ler Mais





Comentários
Loading...