Brexit. «Deve estar tudo claro daqui a sete, oito horas», afirma Tusk
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse esta quarta-feira que o possível cenário para o desfecho do Brexit deverá ser conhecido nas próximas sete a oito horas.
«Em teoria, deve estar tudo claro daqui a sete, oito horas», assegurou Tusk em declarações transmitidas no canal de notícias privado “TVN 24”.
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) está prevista a 31 de Outubro, uma data que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson garante que irá respeitar, haja ou não acordo com os 27. Porém, a legislação recentemente aprovada obriga Johnson a pedir uma extensão do prazo por mais três meses, ou seja, até 31 de Janeiro, se não for alcançado um acordo até este sábado, 19 de Outubro, algo que o ministro britânico para o Brexit, Steve Barclay, veio hoje confirmar que pretende cumprir.
«O governo vai cumprir a lei e com os compromissos dados ao tribunal em relação à lei?, afirmou Barclay perante a comissão parlamentar sobre a saída da UE.
O executivo do Reino Unido já tinha confirmado ao tribunal escocês na semana passada que pretendia «enviar uma carta na forma estabelecida o mais tardar 19 de Outubro», tal como está previsto na Lei de Saída da UE.
Barclay não confirmou se vai realizar-se uma sessão parlamentar extraordinária no sábado para discutir os resultados do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, alegando que a decisão só será confirmada após a conclusão das negociações.
As negociações com a UE foram retomadas esta manhã na tentativa de se alcançar um acordo com o Reino Unido sobre antes do Conselho Europeu, depois de terem sido suspensas durante a madrugada.