Guerra na Ucrânia: Bombardeamento a teatro de Mariupol fez 300 mortos

Cerca de 300 pessoas morreram num bombardeamento russo a um teatro na cidade sitiada de Mariupol, de acordo com relatos da autarquia da cidade.

Simone Silva

Cerca de 300 pessoas morreram num bombardeamento russo a um teatro na cidade sitiada de Mariupol, de acordo com relatos da autarquia da cidade, avançados esta sexta-feira pela ‘Sky News’.

Segundo a estação, a Câmara Municipal de Mariupol terá divulgado as notícias destes relatos. “Testemunhas oculares relataram que cerca de 300 pessoas morreram no Teatro Dramático de Mariupol em resultado do bombardeamento por um avião russo”, revelou.

Acredita-se que as tropas de Putin tenham tomado lentamente o controlo de Mariupol em combates ferozes. Contudo, o Kremlin nega que as suas forças tenham atacado o teatro de operações.

Dezenas de milhares de pessoas conseguiram fugir da cidade, apesar da repetida recusa do Kremlin em estabelecer e proteger corredores humanitários para permitir uma maior evacuação.

O conselho da cidade foi obrigado a mudar-se para fora de Mariupol enquanto as tropas russas avançavam.

Continue a ler após a publicidade

Mas tudo indica que dezenas de milhares de civis ainda permanecem dentro da cidade portuária, que está sem água potável e eletricidade há semanas e com pouca comida e medicamentos.

A Câmara Municipal de Mariupol publicou uma carta desesperada a pedir ajuda e a sublinhar que havia “mais e mais mortes por fome”. Também houve relatos de dezenas de pessoas a ser raptadas  por soldados russos enquanto avançam para a cidade.

Os chefes de defesa da Ucrânia disseram na quinta-feira que a Rússia está a tentar retomar as ofensivas para capturar Mariupol, bem como Kiev, Chernihiv, Sumy e Kharkiv.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.