Estados Unidos lançaram ciberataque contra o Irão
Os Estados Unidos lançaram ciberataques secretos contra o Irão, após os ataques de Setembro a duas instalações petrolíferas da Aramco na Arábia Saudita, que Washington e Riade dizem ter sido causados pelas forças de Teerão, avança a “Reuters”.
A operação terá tido lugar no final daquele mês, com o objectivo de afetar a capacidade do Teerão de espalhar «propaganda», de acordo com a “Reuters”, que cita autoridades norte-americanas, que falaram em anonimato.
O Pentágono recusa-se, para já, a prestar declarações. «Por uma questão de política e de segurança operacional, não discutimos operações, inteligência ou planeamento no ciberespaço», informou a porta-voz do Pentágono, Elissa Smith.
Recorde-se que, apesar da televisão dos rebeldes houthi, a Almasirah, ter vindo reinvindicar o ataque às petrolíferas, na madrugada de 14 de Setembro, que levou à redução para metade da produção mundial de petróleo, os Estados Unidos e a Arábia Saudita apontam o dedo ao Irão. As acusações foram sempre negadas por Teerão, que acusa os Estados Unidos e os seus aliados de ter passado de uma política de «pressão máxima» para «fraude máxima».