Bolsonaro pode mudar para o partido da IURD
Jair Bolsonaro equaciona romper com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), e já recebeu cinco convites de partidos de pequena e média dimensão, disse a sua advogada Karina Kufa ao jornal O Globo esta terça-feira.
Segundo a advogada, o presidente brasileiro parece estar mais inclinado em aceitar o convite dos Republicanos, considerado o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), uma das mais influentes organizações evangélicas do país.
“Estão recomendando isso, que a gente o traga para o partido”, disse Marcos Pereira, bispo da IURD que comanda o partido, ao jornal Folha de S. Paulo.
Sobre a transferência do presidente mas também dos parlamentares dissidentes do PSL para o Republicanos, o bispo recomendou “paciência”. “Não foi feito esse diálogo ainda”, admitiu.
No dia 1 de Setembro, recorde-se, Jair Bolsonaro deslocou-se ao Templo de Salomão, a sede da IURD, em São Paulo. O polémico líder da Igreja Universal chamou Bolsonaro ao altar, para fazer uma oração pelo presidente, no que foi acompanhado pelos milhares de fiéis presentes.
O apoio declarado do líder da IURD, o bispo Edir Macedo, a Bolsonaro nas vésperas das eleições de 2018 já fora considerado decisivo para o sucesso do então candidato pelo PSL.
A saída de Bolsonaro do PSL está iminente, admite Karina Kufa: “Vai depender da decisão política do presidente”, sublinha.
Caso Bolsonaro abandone o PSL e opte pelo Republicanos, ou outra força, será o seu nono partido em cerca de 30 anos de carreira política.