O processo de vacinação contra a Covid-19 está a ser acelerado, para que seja possível cumprir o “objetivo” de ter toda a população elegível para o reforço da vacina, imunizada até 20 de fevereiro, avança o ‘Expresso’.
“Há o objetivo é terminar a vacinação das pessoas com mais de 18 anos, consideradas elegíveis à data, no dia 20 de fevereiro. O prazo máximo é março”, disse Diogo Urjais, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), citado pelo jornal.
Contudo, o responsável ressalva que há pessoas que só vão poder ser vacinadas depois dessa data, nomeadamente quem esteve infetado ou completou o esquema vacinal há menos de 150 dias, ou há menos de 90 dias (caso tenha recebido a dose única da vacina da Janssen).
“Há muitas pessoas que estão infetadas e não podem fazer a dose de reforço, e outras que estiveram recentemente”, refere, adiantando que isso não significa que o processo esteja “atrasado”.
Diogo Urjais salienta que Portugal está “com uma taxa de vacinação muito alta. E, até fevereiro, temos de manter um ritmo de vacinação idêntico ao que tivemos até agora”, ou seja, uma média diária de 70.954 doses de reforço, que atingiu um pico de 81.335 na quarta-feira.
Sobre esta matéria, o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, coordenado pelo coronel Carlos Penha Gonçalves, apenas disse ao ‘Expresso’ que “neste momento, o objetivo primário é administrar a dose de reforço ao maior número de pessoas elegíveis no menor tempo possível e completar o esquema de vacinação primário a todos aqueles que ainda não o concluíram”.
A notícia surge no mesmo dia em que se soube que o autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19 já está disponível para utentes com 30 ou mais anos no portal das marcações `online´ da Direção-Geral da Saúde.
O Portal possibilita ainda o pedido de agendamento para a dose de reforço contra a Covid-19 dos cidadãos com 18 ou mais anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen há 90 ou mais dias. Na sexta-feira, ficou também disponível a modalidade “casa aberta” para os maiores de 50 anos.
De acordo com o último boletim de vacinação diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), 95.701 pessoas receberam no sábado a dose de reforço da vacina contra a covid-19, elevando o total para 4.332.561 pessoas vacinadas com a dose de reforço. Há também mais 1.901 pessoas com o esquema vacinal primário completo, num total de 8.775.669 pessoas nessa situação.
Quanto às crianças entre os 5 e os 11 anos há mais 46 crianças nestas idades com a vacinação contra a covid-19 iniciada, num total de 300.999.
As faixas etárias entre os 70 e 79 anos e com 80 ou mais anos continuam a ser as que apresentam uma maior percentagem de pessoas com dose de reforço administrada, com taxas de 94% e 92%, respetivamente.
Entre os 60 e os 69 anos há 86% de vacinados com a dose de reforço, o que equivale a um total de mais de um milhão de pessoas nesta faixa etária.











