O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, deve regressar à campanha eleitoral na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro, depois de estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica a uma estenose carotídea.
Segundo revelou o partido em comunicado esta quinta-feira, o responsável será submetido a uma reavaliação clínica na terça-feira, devendo, se tudo correr bem, participar na campanha eleitoral no dia seguinte.
“No quadro da recuperação em curso da cirurgia a que foi submetido, será realizada uma avaliação desse andamento na próxima terça-feira prevendo-se a participação do secretário-geral na campanha eleitoral da CDU a partir de quarta-feira, dia 26 de janeiro”, lê-se na nota.
Recorde-se que Jerónimo de Sousa foi internado na quarta-feira da semana para ser operado no dia seguinte a uma estenose na carótida, falhando assim, 10 dias da campanha para as eleições legislativas. O responsável está a ser substituído nas ações de campanha por João Oliveira, depois de João Ferreira ter contraído Covid-19.
“No seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”, anunciou o PCP em comunicado na altura.
A cirurgia, que decorreu no Hospital Egas Moniz, visou reparar o estreitamento ou espessamento da artéria que leva o sangue ao cérebro e que pode provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou, menos grave, um Acidente Isquémico Transitório (AIT). O estreitamento ocorre devido à acumulação de gordura ou calcificação da artéria.
Na sexta-feira o partido revelou que a operação tinha sido um “êxito”, tendo sido “concretizados os objetivos cirúrgicos”. Já na segunda-feira, o comunista teve alta hospitalar, continuando em recuperação da cirurgia até quarta-feira.




