Bilionários poderão enfrentar impostos de até 97,5% nos EUA

Os bilionários poderão enfrentar impostos de até 97,5% caso Bernie Sanders conquiste a cadeira de presidente dos Estados Unidos da América. Segundo Emmanuel Saez e Gabriel Zucman, economistas e docentes na Universidade da California, os mais ricos dos EUA poderão ter mais a perder com Bernie Sanders do que com Elizabeth Warren (também candidata às próximas eleições).

Caso Bernie Sanders vença, a previsão é de impostos de até 97,5% sobre os rendimentos, além de uma taxa especial sobre a riqueza que incide sobre heranças e activos familiares, por exemplo. Elizabeth Warren, por seu turno, propõe impostos de 62%. Os impostos actuais não vão além dos 23%.

No que à taxa especial diz respeito, Elizabeth Warren propõe que fortunas acima dos 50 milhões de dólares sejam taxadas em 2%. Quem tem mais de mil milhões, vê esta taxa subir para 3%. Já Bernie Sanders sugere uma taxa de 1% a partir dos 32 milhões de dólares, que aumenta para 8% em fortunas acima dos 10 mil milhões.

Bernie Sanders já afirmou que as taxas propostas poderiam cortar pela metade o número de bilionários no país no prazo de 15 anos. A caça aos mais ricos tem por base a vontade de reduzir a desigualdade nos EUA, ao aumentar os fundos disponíveis para financiar programas sociais – como o sistema nacional de saúde e educação gratuita.






Comentários
Loading...