Das Alterações climáticas ao Brexit: As medidas do governo britânico anunciadas pela rainha
«O meu Governo pretende trabalhar no sentido de uma nova parceria com a União Europeia, baseada no comércio livre e cooperação amigável.» Foi desta maneira que a rainha Elizabeth II iniciou o discurso que tinha agendado para hoje, no Parlamento Britânico, acrescentando que os ministros têm como missão implementar novos regimes para a pesca, agricultura e comércio, aproveitando as oportunidades que surgirem no decorrer da saída da União Europeia.
A agenda política delineada pela rainha envolve ainda a reforma dos serviços sociais para adultos, nomeadamente no que aos idosos diz respeito, e o desenvolvimento de novas leis que garantam que os autores de crimes graves passem mais tempo na prisão. O Governo tem também planos para pôr fim à violência e à criminalidade com origem em cidadãos estrangeiros. Um dos passos dados será no sentido de dar mais poder à polícia.
O tema seguinte abordado pela rainha está relacionado com o ambiente: «Pela primeira vez, princípios ambientais serão consagrados na lei», afirma Elizabeth II, em declarações reportadas pela Sky News. O objectivo é melhorar a qualidade do ar e da água, combater a poluição causada pelo plástico e recuperar os habitats naturais de plantas e animais. Além disso, deverá ser banida a importação de troféus de caça.
«O meu Governo estará na linha da frente nos esforços para resolver as mais complexas questões de segurança internacional», afirma ainda a rainha. «Será campeão no comércio livre global e trabalhará ao lado de parceiros internacionais para resolver alguns dos mais prementes desafios do mundo», acrescenta Elizabeth II.
O discurso da rainha de Inglaterra terminou com uma promessa: «O Governo irá dar prioridade ao combate às alterações climáticas e garantir que todas as raparigas têm acesso a 12 anos de educação de qualidade.»