Reino Unido: Discurso da Rainha abre semana decisiva para o Brexit

O parlamento britânico fechou portas por alguns dias. A lei assim obriga antes do discurso da Rainha, uma espécie de apresentação do programa do governo. Os deputados regressam ao trabalho esta segunda-feira e seguem-se vários dias de debate das propostas do Governo.

Boris Johnson argumentou que a abertura de uma nova sessão legislativa permite introduzir uma nova proposta de lei para a Saída do Reino Unido da União Europeia (UE) caso consiga chegar a um acordo com Bruxelas. Porém, também pretende apresentar uma série de medidas para investimento em serviços públicos, infraestruturas, combate ao crime e proteção do ambiente.

“Quero cumprir as prioridades das pessoas. Através de um Discurso da Rainha, o governo vai definir os seus planos para o NHS [sistema nacional de saúde], escolas, combate ao crime, investimento em infraestruturas e construção de uma economia forte”, disse Johnson.

Esta semana é o tudo ou nada para Boris Johnson

O primeiro ministro continua a garantir que o dia do Brexit é 31 de outubro, haja ou não acordo, mas não falta quem alerte para os riscos de uma saída desordenada.

“Uma saída sem acordo será um desastre para o Reino Unido, não tenho qualquer dúvida. É uma ameaça para a permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido. É uma ameaça para a permanência da Escócia no Reino Unido. Se espero que alguma destas coisas aconteça? claro que não! E argumentarei a minha posição!”, afirma Tony Blair, em declarações à imprensa.

O Governo britânico anunciou que o parlamento irá reunir no dia a seguir à Cimeira de Bruxelas, que se realiza em 17 e 18 de outubro. Será a primeira vez que o parlamento abre portas a um sábado, desde a guerra das Malvinas, há 37 anos.

A questão do ‘Brexit’ também deverá ser parte central do chamado Discurso da Rainha, quando Isabel II ler as prioridades do Governo perante o Parlamento, esta segunda-feira.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...