Ucrânia: Ministério da Educação suspende aulas presenciais a partir de hoje devido ao previsível aumento de ataques russos

O Ministério da Educação ucraniano vai suspender as aulas presenciais a partir desta quarta-feira e até sexta-feira, data do primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia, devido ao previsível aumento dos ataques russos.

Segundo a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia, o país tornou-se um dos mais contaminados pelas minas antipessoais – entre 24 de fevereiro de 2022 e 15 de fevereiro de 2023, 75 crianças morreram ou ficaram feridas devido a minas e resíduos bélicos que não explodiram.

De acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia (SES), em 17 de fevereiro de 2023, aproximadamente 174 mil quilómetros quadrados da Ucrânia poderiam estar contaminados com dispositivos explosivos ou minas. O SES relatou mesmo casos em que brinquedos e outros objetos que atraem a atenção das crianças foram transformados em minas, representando uma ameaça significativa para a vida e a saúde das crianças. “A curiosidade e o descuido das crianças colocam em perigo sua saúde e sua vida. É por isso que é crucial ensinar às crianças e aos pais as regras de segurança nas minas”, apontou Oleksandr Chekrygin, diretor do Departamento de Prevenção de Emergências do SES.

“Nenhuma criança deveria correr risco de vida ao andar na rua ou brincar num parque. Enquanto a Ucrânia permanecer contaminada com minas, devemos ensinar às crianças os perigos dos explosivos e como se manter em segurança. As crianças e adolescentes podem aprender estas regras no nosso novo site através de desenhos animados e histórias em quadrinhos sobre segurança para evitar as minas”, garantiu Murat Sahin, representante do UNICEF na Ucrânia.






Comentários
Loading...