Twitter usou dados pessoais dos utilizadores para vender publicidade

O Twitter admitiu ter utilizado «inadvertidamente» informações pessoais dos utilizadores, como endereços de e-mail e números de telefone, para fins publicitários, escreve o “Financial Times” (FT).

A autenticação de dois factores eram pedida aos utilizadores como medida preventiva para tornar as contas mais seguras, mas depois eram enviados para listas de marketing dos anunciantes, de acordo com diário britânico.

Agora, a empresa vem pedir desculpa e sublinhar que tudo se tratou de um erro. A rede social não adianta o número de utilizadores afectados, mas admite que foi global.

De acordo com o “FT”, ainda não é claro se o incidente constituiu uma violação ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa. Contudo, o Twitter disse ao jornal que estava a cooperar com os regulares.

As revelações surgem apenas dois meses depois de o Twitter ter admitido que os dados pessoais dos utilizadores foram usados para fins publicitários desde Maio de 2018 sem consentimento dos mesmos. Em Setembro, disse que estava a decorrer uma investigação.

Recorde-se que também o Facebook, principal rival do Twitter, esteve recentemente debaixo de fogo, depois de ter sido acusado de actuar da mesma forma. A empresa de Mark Zuckerberg foi investigada pela Comissão Federal do Comércio, que multou o Facebook em cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros), por más práticas em relação à privacidade dos seus utilizadores.

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