O maior parque eólico offshore do mundo vai alimentar 1 milhão de lares
Está quase pronto aquele que será o maior parque eólico offshore do mundo. Fica a 120 quilómetros da costa Este da Grã-Bretanha, na zona de Yorkshire, e deverá ter capacidade para produzir energia eléctrica suficiente para alimentar um milhão de lares.
A conclusão do projecto, designado Hornsea One, está prevista para 2020. Segundo a CNN, trata-se de uma iniciativa pioneira que demonstra uma das formas possíveis de combate às alterações climáticas a uma escala significativa: ao ocupar uma área superior ao tamanho das Maldivas ou de Malta, alberga 174 moinhos eólicos com 100 metros de altura.
A mesma publicação indica que uma única rotação das turbinas é suficiente para assegurar o consumo médio de uma casa durante um dia.
O Hornsea One está a ser construído pela empresa dinamarquesa Orsted, que já ergueu 25 parques eólicos offshore na Europa, Estados Unidos da América e Ásia. Até 2017, era conhecida como Danish Oil and Natural Gas, mas uma mudança na estratégia em direcção a alternativas mais verdes levou à adopção de uma nova designação.
Em cima da mesa está também a construção do Hornea Two, com capacidade para alimentar até 1,6 milhões de lares por ano. Uma versão 3.0 deverá ser capaz de produzir energia para dois milhões de casas.