Sismo de magnitude 6,5 atinge norte da Argentina. Abalo foi sentido na Bolívia, Chile e Paraguai
Um sismo de magnitude 6.5 na escala de Richter abalou a Argentina, por volta das 16h00 (GMT), 13h00 locais, desta quarta-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O epicentro foi registado perto da cidade de Susques, a 147 km a noroeste da província de Jujuy, no norte do país e o abalo teve origem a 210 quilómetros de profundidade.
Até ao momento, não há relatos de feridos ou vítimas mortais, no entanto, o tremor de terra fez disparar o sistema de alerta do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (INPRES) conectado aos telemóveis dos locais, informa o site Volcano Discovery.
Com base nos dados sísmicos preliminares, o tremor foi sentido por muitas pessoas na área do epicentro, porém não se espera que tenha causado danos significativos como estruturas danificadas ou janelas partidas.
Notable quake, preliminary info: M 6.5 – 84 km NNW of San Antonio de los Cobres, Argentina https://t.co/5kWXd2xoaN
— USGS Earthquakes (@USGS_Quakes) March 22, 2023
Em San Antonio de los Cobres, localizado a 84 quilómetros do epicentro; El Aguilar, a 90 quilómetros; Jujuy, a 147, e Palpala, a 158, o terremoto foi apenas sentido como um tremor leve.
O abalo foi sentido também no Chile, Paraguai e Bolívia, segundo a imprensa local.
Anteriormente, tinham já sido registados abalos de magnitude 5.2 e 3.2 na Argentina.