Ucrânia estará a preparar um “ataque em grande escala”, alerta líder do grupo Wagner

O líder do Grupo russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, informou o ministro da defesa russo que a Ucrânia está a planear “ataque em grande escala” contra as tropas de Moscovo, que deverá ocorrer no final deste mês ou no início de abril.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa na segunda-feira, onde Prigozhin afirmou: “Peço-lhe que tome todas as medidas necessárias para evitar que a empresa militar privada Wagner seja isolada das principais forças do exército russo, o que terá consequências negativas para a operação militar especial”, dirigindo-se ao ministro da Defesa da Federação Russa, Sergei Shoigu.

No seu discurso, Prigozhin comentou ainda que estava disposto a partilhar o seu próprio plano para combater a Ucrânia, contudo não revelou de que forma teve conhecimento da alegada ofensiva ucraniana que, nas suas palavras, será para breve, segundo a Sky News.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão à Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, para “desmilitarizar e desnazificar” o país vizinho, ofensiva militar que levou a União Europeia (UE) a responder com vários pacotes de sanções internacionais. Para assinalar o aniversário da guerra, os aliados ocidentais da Ucrânia anunciaram o reforço do apoio militar a Kiev.

A invasão russa desencadeou uma guerra de larga escala que deixou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Não é conhecido o número de baixas civis e militares do conflito, contudo diversas fontes, entre as quais a Organização das Nações Unidas (ONU), admitiram que será elevado.






Comentários
Loading...