Unilever quer reduzir para metade o uso de plástico virgem até 2025
A Unilever não está interessada em acabar com o plástico por completo, mas quer colocar um ponto final na utilização de plástico novo. Isto significa que a dona de marcas como Dove, Olá e Knorr irá privilegiar materiais reciclados e desenvolver opções que permitam o refill de embalagens. Tudo para dar resposta ao interesse crescente dos consumidores por menos desperdício.
Segundo adianta a Reuters, a Unilever pretende cortar a utilização de novo plástico até 2025, reduzindo em 100 mil toneladas o recurso a este material. Actualmente, a multinacional consome mais de 700 mil toneladas de plástico virgem a cada ano.
«Isto exige uma mudança fundamental da nossa abordagem às embalagens e produtos. Requer que introduzamos novos e inovadores materiais e que apostemos em novos modelos de negócio, como a reutilização e refill, a uma velocidade e intensidade sem precedentes», comenta Alan Jope, CEO da Unilever.
No Sudoeste Asiático, por exemplo, a Unilever já está a testar a disponibilização de estações de refill para champô e detergente para a roupa. Esta opção está presente em lojas, universidades e máquinas de vending.
O grupo compromete-se também a ajudar a recolher e processar mais embalagens de plástico do que aquelas que vende, através de investimento e parcerias. Até 2025, pretende recolher e processar perto de 600 mil toneladas de plástico anualmente.