SEAT S.A. é distinguida com o prémio European Sport and Healthy Company 2022

A SEAT S.A. recebeu o prémio da European Sport & Healthy Company 2022 na categoria Gold. O comité, composto por ACES Europe, DCH – Organização Internacional de Gestores de Capital Humano e peritos técnicos das empresas de consultoria AON e Mindgram, reconheceu os projetos da empresa relacionados com a saúde e a atividade física destinados aos seus empregados e à sociedade espanhola. Estes incluem o compromisso da SEAT S.A. durante a pandemia, bem como as suas iniciativas de saúde mental e a expansão do projeto CARS.

“Este prémio é um reconhecimento da nossa equipa de Saúde, Segurança e Emergências, liderada por Patricia Such, e pelo SEAT Healthy Company Scientific Committee pela promoção do bem-estar da nossa equipa e pela sua contribuição durante um dos tempos mais difíceis da nossa história recente, em que colaborámos para acelerar a recuperação social e económica da nossa sociedade”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da SEAT S.A.

A responsabilidade social da SEAT S.A. durante a pandemia da Covid-19

Na edição de 2022 do prémio European Sport & Healthy Company, a organização destacou, entre outros, o empenho da empresa perante a Covid-19. Com o início da pandemia, a SEAT S.A. colocou-se à disposição da sociedade para combater o vírus, demonstrando mais uma vez o seu compromisso social, ao fabricar máscaras e respiradores num momento de emergência sanitária.

Quando a vacina chegou, a empresa cedeu os seus recursos, tanto materiais como profissionais, ao sistema nacional de saúde para colaborar no processo de vacinação e contribuir para acelerar a imunização do maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo possível. Estas iniciativas pouparam ao sistema nacional de saúde 20 milhões de euros enquanto, no âmbito da investigação científica, a SEAT S.A. também apoiou o projeto #YoMeCorono, liderado pelo dr. Bonaventura Clotet.

CARS, uma referência em saúde

Em 2017, a SEAT S.A. inaugurou o CARS (Health Care and Rehabilitation Centre), um centro pioneiro em medicina avançada, inteiramente dedicado à saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa. Desde então, o CARS tem disponibilizado serviços de trauma, diagnóstico por imagem, ginecologia, cardiologia, saúde mental, biomecânica, fisioterapia e reabilitação, bem como programas de aptidão física adaptados. Os funcionários podem aceder a estes serviços depois de uma avaliação inicial num dos dez centros médicos da empresa. O CARS, que também abriu um centro em Madrid para funcionários da SEAT S.A. e do Grupo Volkswagen em Espanha, realizou mais de 90 mil visitas de saúde em 2022.

Patricia Such, a Diretora de Saúde, Segurança e Emergências da SEAT S.A., afirmou: “Estamos muito orgulhosos por receber este prémio em reconhecimento da estratégia de saúde da empresa. Nos últimos anos ampliámos a nossa visão para além da medicina ocupacional, o que para nós é sem dúvida uma das maiores apostas que podemos fazer pela nossa mão-de-obra, especialmente em tempos como estes.”

Outro dos pilares fundamentais neste campo da SEAT S.A. é a saúde mental. A empresa tem uma avaliação dos riscos psicossociais associados ao local de trabalho e estes servem de base para o desenvolvimento de medidas preventivas. A SEAT S.A. também desenvolve estratégias de bem-estar mental através do seu Serviço de Cuidados Psicossociais Emocionais (SAEP), em que psicólogos especializados respondem a perguntas de colaboradores da empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estes serviços são complementados por workshops, masterclasses e workshops, com mais de 20 reuniões por ano em 2022.

O compromisso da SEAT S.A. com a saúde e o bem-estar estende-se a toda a população através do trabalho do SEAT Healthy Company Scientific Committee, que participa em projetos pioneiros com algumas das principais instituições médicas tanto em Espanha como internacionalmente, tais como a Harvard TH CHAN School of Public Health, o Hospital Clínic de Barcelona e o Hospital Universitari Germans Trias i Pujol.

Prémio European Sport and Healthy Company

A DCH e a ACES Europe criaram o European Sport and Healthy Company Award em 2016 com o objectivo de certificar os esforços das empresas que promovem o desporto e a saúde dos seus colaboradores. Os candidatos devem ter um departamento de saúde ocupacional no trabalho, instalações desportivas e programas de ação específicos para os empregados no campo da saúde e do desporto. As empresas, se forem reconhecidas como vencedoras, terão de defender o seu projeto três anos depois de terem recebido o prémio perante uma comissão de avaliação. A cerimónia oficial de atribuição do prémio European Sport and Healthy Company Award deste ano realizar-se-á no final de 2023, no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Ler Mais