União Europeia celebra acordo para energias renováveis: meta é de 42,5% até 2030

A União Europeia chegou a acordo, esta quinta-feira, sobre a lei das energias renováveis, que culminou um processo de 18 meses de negociações para atualizar as políticas climáticas do bloco e alcançar uma redução líquida de 55% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

No acordo alcançado pelo Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e os Estados-membros inclui uma meta juridicamente vinculativa para “aumentar a parcela de energia renovável no consumo geral de energia na UE para 42,5% até 2030”, segundo avançou o comunicado – os países da UE que optarem fazê-lo podem complementar esta meta “com um acréscimo indicativo adicional de 2,5%, o que permitiria atingir 45%” – este valor é praticamente o dobro da participação das energias renováveis atuais na UE, que é atualmente de 22,1%, segundo as estatísticas europeias.

Foram também estabelecidas metas para processos de licenciamento mais rápidos para projetos eólicos e solares com a introdução de “áreas de aceleração” dedicadas à energia renovável. “Estou feliz por termos conseguido”, referiu Markus Pieper, deputado conservador alemão que liderou a delegação do Parlamento Europeu nas negociações a três.

“Não apenas aumentaremos a participação de renováveis ​​para 42,5%, mas também aceleraremos substancialmente os processos de autorização e concessão de licenças para instalações de energia renovável. Este é um bom dia para a transição energética da Europa”, sublinhou Pieper.

O acordo fecha as negociações sobre os principais elementos do pacote climático ‘Fit for 55’ da UE, apresentado em julho de 2021, que procura alcançar uma redução líquida de 55% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Antes de se tornar lei, o acordo político ainda deve ser formalmente ratificado pelo Parlamento Europeu e o Conselho da UE, representando os 27 Estado-membros.

Ler Mais