Internacionalização – O que devo saber antes?
O estudo de mercado é uma ferramenta fundamental para a internacionalização, pois permite que a empresa compreenda as necessidades e preferências do mercado-alvo, bem como os concorrentes e as tendências do mercado. O estudo de mercado ajuda a empresa a perceber se há necessidade do seu produto ou serviço no novo país e, se houver, quais são as melhores formas de entrar no mercado e que adaptações tem de fazer. Pode ainda ser importante para a empresa perceber a legislação aplicável ao seu negócio.
É também importante desenvolver um plano de negócios que inclua estratégias de marketing, vendas, distribuição, recursos humanos e necessidades de financiamento. Um plano de negócios completo é essencial para uma empresa que pretender internacionalizar-se, uma vez que a vai ajudar a identificar oportunidades de mercado, estabelecer metas e objetivos claros, e determinar os recursos necessários para alcançá-los. Ajudará ainda a empresa a perceber as suas necessidades de tesouraria, e será uma ferramenta essencial para perceber se tem de recorrer a financiamento de terceiros ou se consegue internacionalizar-se com recurso apenas a capitais próprios.
A cultura do país também é uma consideração importante na internacionalização. Cada país tem suas próprias normas e costumes, e a empresa precisa entender essas diferenças culturais para comunicar e relacionar-se efetivamente com os clientes locais. Por vezes as empresas precisam adaptar os seus produtos, serviços e estratégias de marketing para estarem mais alinhadas com as necessidades e expectativas dos clientes do novo país.
De um modo geral, há alguns fatores que qualquer empresa deve ter em conta quando planeia a sua internacionalização, nomeadamente:
- Realizar um estudo do mercado alvo, para entender a dimensão do mesmo, saber as necessidades do mercado, estudar a concorrência, e perceber a tipologia de clientes e tendências, assim como legislação aplicável ao seu negócio;
- Criar um plano de negócios: desenvolver um plano de negócios detalhado, com dimensionamento de vendas e custos, necessidades de financiamento e determinação dos principais indicadores económicos e financeiros do negócio;
- Adaptar o produto/serviço ao mercado alvo: poderá ser necessário fazer alterações à oferta que vai disponibilizar no novo mercado, de modo a ser disruptivo, e a ir ao encontro das necessidades dos clientes do novo país;
- Estabelecer uma rede de contactos: construir relacionamentos com parceiros locais, fornecedores, clientes e outras partes interessadas no mercado-alvo pode ajudar a empresa a entender melhor o mercado e superar as barreiras culturais e linguísticas. Poderá ser útil recorrer a consultoras locais para ter apoio em todo este processo de internacionalização;
- Compreender as diferenças culturais: investir tempo e recursos para conhecer a cultura do mercado-alvo é essencial, nomeadamente para entender as normas de comportamento, as expectativas de negociação e as práticas de negócios locais;
- Planear a logística e a operacionalização do processo: garantir uma logística eficiente para entregar os produtos ou serviços no mercado-alvo, nomeadamente no que diz respeito ao transporte, armazenamento, embalagem e distribuição dos mesmos;
- Avaliar o risco: será sempre necessário gerir os riscos associados à internacionalização, incluindo riscos políticos, regulatórios, financeiros e de mercado, assim como todas as despesas associadas ao processo;
- Aprender com a experiência: avaliar regularmente o desempenho da empresa no mercado-alvo e ajustar a estratégia conforme necessário. Aprender com a experiência é essencial, e essas lições poderão ser posteriormente usadas para se adaptar e crescer em novos mercados internacionais.
Assim, a internacionalização de uma empresa requer um planeamento cuidadoso e estratégico de modo a garantir que a mesma é bem-sucedida. Antes de iniciarem uma internacionalização, as empresas devem avaliar os diferentes mercados e escolher aquele que oferece as melhores oportunidades de crescimento para a empresa, tendo em conta fatores como o tamanho do mercado, concorrência, barreiras à entrada e custo de operação. Por exemplo, apesar de Portugal ser um país com uma dimensão pequena, reúne características geográficas, recursos e infraestruturas que lhe permitem ser, cada vez mais, um país atrativo para as empresas estrangeiras se instalarem cá. Não só pertencemos à Europa, como estamos próximos do Continente Africano e Americano. Ainda, o custo de vida é baixo, comparado com outros países europeus, e a qualidade de vida boa. A mão de obra é qualificada, e é fácil criar uma empresa em Portugal, para além de não termos qualquer barreira à entrada de capital estrangeiro.
Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as empresas a prepararem-se para a internacionalização e, ao investir tempo e recursos nesse processo, as empresas podem aumentar a probabilidade de sucesso nos mercados internacionais. Um correto planeamento da estratégia de internacionalização e de acesso ao novo mercado é essencial para garantir que a internacionalização é bem-sucedida!