Windows já não é o produto mais importante da Microsoft

Conhecida pelo software que desenvolve, a Microsoft considera que o Windows já não é assim tão importante para a empresa. «O sistema operativo já não é a vertente mais importante para nós», afirma Satya Nadella, CEO da companhia.

Num evento dedicado aos equipamentos Surface, o executivo sublinhou que a lista de prioridades é liderada pelo modelo de aplicações e pela experiência. Em entrevista à Wired, Satya Nadella explica que colocar o dispositivo (seja ele qual for) no centro da experiência de computação não faz qualquer sentido. O futuro, acredita o CEO, está na cloud.

Nesse sentido, um dos focos da Microsoft, actualmente, é o Microsoft Graph – uma colecção de APIs que liga dispositivos a serviços de cloud da empresa e que funciona como portão para softwares como Windows, Office 365 e Azure. Está também a ser negociada com a Google a possibilidade de alargar o Microsoft Graph a equipamentos Android.

Para já, a parceria com a Google envolve o desenvolvimento de smartphones Microsoft com o sistema operativo Android – em vez de Windows. Panos Panay, Chief Product Officer da Microsoft, explica que esta aposta tem por base os milhares de aplicações Android que os utilizadores querem ter à disposição.






Comentários
Loading...