Renault Austral vence Carro do Ano 2023
O Renault Austral foi o grande vencedor do ‘Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal’, galardão que foi entregue esta quarta-feira em Lisboa: a marca francesa não só conquistou o Carro do Ano mas viu o Megane E-Tech receber o galardão de Elétrico do Ano. O prémio Tecnologia e Inovação ficou nas mãos do sistema e-Power da Nissan.
A última vez que um modelo da marca francesa tinha conseguido conquistar o galardão foi em 2003, na altura com a segunda geração do Megane.
Saiba como foram distribuídas as distinções:
Carro do Ano – Renault Austral
Citadino do Ano – Skoda Fabia 1.0TSI Style DSG
Elétrico do Ano – Renault Megane E-Tech
Híbrido do Ano – Renault Austral E-Tech
Híbrido Plug-in do Ano – Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225CV
Familiar do Ano – Honda Civic HEV 2.0 HEV Sports
Grande SUV do Ano – Nissan X-Trail 1.5 e-Power 213 CV A/T e-4orce 4×4 N-Connecta
SUV Compacto do Ano – DS7 E-Tense 4×4 360 Ópera
O prémio contou com 37 inscritos, divididos por sete classes, com diferentes modelos e versões: Citadino, Familiar, SUV Compacto (com crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.
Um painel de 20 jurados – jornalistas especializados em representação dos principais órgãos de comunicação social de Portugal – cumpriu nos últimos meses um extenso período de testes dinâmicos, avaliando itens como estética, performances, segurança, fiabilidade, qualidade de construção, preço e sustentabilidade ambiental para definir o vencedor final.
Os prémios ocorrem após a implementação do novo plano estratégico apresentado há dois anos pela Renault, que preconiza um novo posicionamento da marca, nomeadamente uma “nouvelle vague” focada na qualidade, sofisticação e tecnologia que a marca denomina “Renaulution”.
O SUV Austral do segmento C projetado em função da plataforma CMF-CD está disponível com cinco níveis de equipamento, a partir de 34.200 euros, e com uma gama de motores híbridos até aos 200 cavalos de potência. Em termos de design exterior, a marca quis captar conceitos como “estatutário, distinto, tecnológico e, ao mesmo tempo, atlético, musculado e robusto” e interiormente, aumentar a qualidade percecionada, o rigor da montagem, qualidade dos materiais e dos acabamentos ao nível dos segmentos superiores. Dinamicamente além dos 32 sistemas de ajuda à condução (ADAS), configurações MULTI-SENSE, incorpora a terceira geração do inédito sistema de quatro rodas direcionais desenvolvido pela Renault- 4CONTROL Advanced.
O Renault Megane E-Tech 100% Elétrico o “Elétrico do Ano”
O Megane E-Tech 100% elétrico é o primeiro automóvel elétrico da geração 2.0, como a Renault refere, pois segundo esta o desafio da mobilidade elétrica começou há 12 anos, onde o E-Tech contém “mais de 300 patentes exclusivas, as baterias mais finas do mercado (apenas 11cm de espessura) e no facto de ser cerca de 100kg mais leve que os concorrentes diretos”.
O Megane encontra-se disponível com três níveis de equipamento, a partir de 36.750 euros, e com uma gama de motores que vai até aos 220 cavalos de potência.