Subaru junta-se à corrida da eletromobilidade com primeiro EV
A Subaru também se vai juntar à corrida da eletromobilidade com o seu primeiro veículo totalmente elétrico, o Solterra. A fabricante japonesa deu a conhecer esta quinta-feira o novo carro, que resulta de um projeto de desenvolvimento conjunto de dois anos com a Toyota, que é o seu maior acionista.
O lançamento do seu SUV ocorre numa altura em que a procura por este tipo de veículos mais amigo do ambiente cresce exponencialmente, à medida que os países endurecem as regulamentações ambientais para reduzir as emissões de carbono, revela a ‘Reuters’.
Contudo, esta transição de motores de combustão interna para elétricos representa um desafio para fabricantes mais pequenas como a Subaru, dado que são menos capazes de financiar o desenvolvimento, por norma caro, deste tipo de veículo; em simultâneo, pode ser uma oportunidade para outras fabricantes maiores se aproximarem dos seus rivais menores.
“O mercado de EV ainda não está maduro, então vamos aprofundar a nossa cooperação com a Toyota”, comentou o CEO da Subaru, Tomomi Nakamura, durante o evento de lançamento do Solterra.
De acordo com o executivo, o novo carro será fabricado pela Toyota no Japão, enquanto a Subaru poderá mover a produção para o seu principal mercado – os Estados Unidos-, assim que o volume de vendas o justificar.
Num comunicado de imprensa, a Subaru refere que o Solterra com tração dianteira tem uma autonomia de 530 km (329 milhas), enquanto a versão com tração nas quatro rodas pode ter autonomia de 460 km com um único carregamento.
Pioneira em carros elétricos híbridos, a Toyota está atrás de outras marcas no mercado de EV, prevendo ter uma linha de 15 modelos totalmente elétricos até 2025; além disso, prevê canalizar 11,77 mil milhões de euros (13,5 mil milhões de dólares) para expandir a sua capacidade de produção de baterias automóveis nos próximos dez anos.
Atualmente, as vendas de carros da Subaru são menos de um décimo das da Toyota, que é considerada a maior fabricante do mundo em volume de produção.
No mês passado, também a Toyota anunciou a primeira versão de um veículo elétrico a bateria – o bZ4X.