Panasonic cria protótipo de bateria para ajudar a Tesla a reduzir custos de produção
A Panasonic anunciou esta segunda-feira que desenvolveu uma nova bateria protótipo grande para ajudar a Tesla a baixar os custos de produção de veículos eléctricos (EV), naquela que é também uma estratégia para aprofundar os laços comerciais com o seu principal cliente dos EUA, segundo a ‘Reuters’.
Kazuo Tadanobu, vice-presidente da tecnológica japonesa, deu a conhecer a novidade perante os meios de comunicação social, mostrando a bateria que tem cerca de cinco vezes o tamanho das atualmente utilizadas pela Tesla.
De acordo com o mesmo executivo, a Panasonic não pretende fabricar baterias mais baratas de fosfato de lítio de ferro (LFP) para EVs mais acessíveis.
A decisão da Tesla de diversificar os fornecedores de baterias para empresas como a LG Energy Solution e a Contemporary Amperex Technology da China, bem como a venda de ações da Tesla pela Panasonic tinham levantado questões sobre o futuro da parceria entre as duas grandes empresas na última década.
Contudo, sendo o único fabricante da bateria do formato 4680 (46 milímetros de largura e 80 milímetros de altura), a Panasonic deveria continuar a ser um fornecedor importante para a Tesla, pelo menos para os seus modelos mais caros.
“Desenvolvemos isto [protótipo] devido ao forte desejo da outra parte, e pensamos que isto só pode levar a laços mais fortes”, comento Tadanobu. O responsável não revelou quando é que a produção em grande escala irá começar .
As baterias LFP, 95% das quais são fabricadas na China, são consideradas mais baratas e seguras do que as baterias à base de níquel, mas têm menos densidade de energia e precisam de ser recarregadas com mais frequência, sendo que as baterias para automóveis da Panasonic são de níquel-cobalto-alumínio (NCA).