Quanto custa ir de férias com um carro elétrico? Poupança pode ultrapassar os 40 euros
Muitos portugueses chegam ao destino de férias através de transporte próprio, mas será igual viajar num carro a combustão ou elétrico? Uma análise elaborada pela Selectra indica que um veículo movido a gasolina pode levar as famílias a gastarem mais de 40 euros por abastecimento do que aquilo que realmente seria necessário.
Os cálculos mostram quanto custaria abastecer um carro elétrico a 100% em comparação com um veículo tradicional, tendo por base dois modelos.
Tesla Model 3
Com uma autonomia de cerca de 440km e 50kWh de capacidade de bateria, o Tesla Model 3 é um dos carros elétricos mais escolhidos pelos portugueses, segundo adianta a Selectra.
Seguindo uma tarifa de energia simples, o valor total com IVA será de 8,92€. Porém, caso esta seja uma tarifa bi-horária, existem dois potenciais cenários: o custo será de 5,68€ se o condutor o carregar durante as horas de vazio (22h-8h) e 11,29€ em horas de ponta (8-22h).
Face a um carro a gasolina, a mesma análise indica que, para uma distância de cerca de 440 km em que são gastos, em média, 45€ de combustível, a diferença pode chegar até aos 40€ caso se carregue o carro durante as horas de vazio.
Nissan Leaf e+
No caso do Nissan Leaf, com uma autonomia de cerca de 380km e uma bateria de 40 kWh de capacidade, são estes os preços a ter em conta:
Também neste caso, carregar o carro nas horas de vazio (se estiver contratada uma tarifa bi-horária contratada) é a opção mais económica (4,55€), seguida pela tarifa simples (7,12€) e pelas horas de ponta (9,03€).
Em relação a um carro movido a gasolina, e tendo em conta uma distância percorrida de 380 km, o valor calculado é de cerca de 39€. Ou seja, mesmo que se carregue o carro elétrico durante as horas de ponta ainda é possível poupar 30€ face ao abastecimento de um carro com combustível fóssil.
Compensa abastecer fora de casa?
Quando não é possível abastecer o carro antes de iniciar a viagem, há que procurar uma solução. Mas continuará a ser rentável em comparação com um carro de combustão? De acordo com a Selectra, Portugal foi considerado, no ano passado, o quarto melhor país europeu ao nível de densidade de postos de carga.
Tipos de postos de carregamento disponíveis:
Postos de carregamento normal (PCN)
Disponíveis para veículos elétricos com uma potência igual ou inferior a 22 kW, estes postos de carregamento não costumam ter custos associados. No entanto, a Selectra alerta que, caso não se encontre um gratuito pelo caminho também não haverá motivo para alarme: os valores não ultrapassam os 3 cêntimos/min, independentemente de serem cobrados pelo tempo de carregamento ou kW.
Postos de Carregamento Rápido (PCR)
Costumam estar localizados em áreas de serviço de autoestradas e têm uma potência sempre superior a 22kW. Isto significa que carregar o carro demorará, em média, 30 a 45 minutos.
São, todavia, uma opção mais cara do que os postos de carregamento normal: 0,40€ por KWh ou 0,16 cêntimos por minuto. Continuam, ainda assim, a ser uma boa alternativa para quem quer chegar mais rápido ao seu destino. A sugestão da Selectra é que o condutor planeie o seu itinerário tendo em conta os restaurantes e lugares que pretende visitar, de modo a priorizar aqueles que têm um posto de carregamento disponível.