Quantas vezes pode usar toalhas, pijamas, calças de ganga (e outras coisas) sem lavar?

O número de vezes que é apropriado usar peças de roupa sem as lavar segue, por vezes, mais o intuito pessoal do que aconselhamento profissional. Apesar de não existir uma resposta exata, cada pessoa deve ter em conta um conjunto de fatores para decidir se deve repetir o mesmo artigo ou lavá-lo após utilizar.

Aspetos pessoais como o nível de suor e o estilo de vida devem ser considerados, segundo os especialistas que encaram esta questão como estando relacionada também com as possibilidades financeiras de cada um. Também o país onde nascemos e os hábitos que adquirimos de familiares ditam as vezes que consideramos adequado lavar a roupa.

As nossas crenças sobre a higiene do vestuário são em grande parte “sociais e culturais”, esclareceu o assistente de dermatologia no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA) Anthony Rossi. “As pessoas tendem a lavar-se em excesso porque, especialmente na América, temos o luxo de poder fazê-lo a toda a hora”, comentou.

Recriar a mesma roupa, particularmente em dias consecutivos, está “ligado a evitar o cansaço das decisões, pelo que usar a mesma roupa envolve menos decisões a tomar e menos stress todas as manhãs”, explicou o professor sénior de microbiologia médica na Universidade de Westminster em Londres Manal Mohammed.

Lavar a roupa em demasia pode ter consequências assim como se o fizermos raramente, o que gera problemas de pele ou infeções. Se for o oposto, em caso de lavagem desnecessária, pode prejudicar as peças de vestuário e gastar mais recursos do que precisa.

Embora não existam regras, há algumas orientações que ajudam a decidir se uma peça de roupa pode ser usada novamente sem ser lavada e quando é altura de a colocar no cesto da roupa suja. As questões mais importantes a ser colocadas são se cheira mal, se está visivelmente sujo ou suado e se esteve em contacto com a pele, segundo os peritos.

Há alguns tipos de roupa que devem ser lavados após cada utilização, tais como roupa interior, meias, collants, leggings e roupa utilizada para praticar desporto, informam os especialistas. Este conselho aplica-se também a qualquer outra peça com manchas, suor, odor ou sujidade visível, aconselhou Mohammed.

Estas peças estão “numa parte do corpo que tem muitas bactérias naturais”, salientou Rossi ao acrescentar que “nas atividades quotidianas, transpiramos”, o que gera humidade e “um ambiente onde as bactéria podem crescer em excesso”. Não ter uma higiene adequada pode levar a infeções, fungos e outros problemas de pele, alertou.

Para além das bactérias do suor, as roupas usadas em ginásios ou ambientes desportivos podem entrar em contacto com bactérias como o Staphylococcus aureus, resultando em infeções comuns em ambientes comunitários e hospitalares que podem tornar-se graves se entrarem nos tecidos internos ou na corrente sanguínea.

Algumas pessoas optam simplesmente por secar a roupa de treino sem a lavar para voltar a usar no dia seguinte, contudo essa abordagem torna a situação ainda pior, advertiu Rossi. “O calor vai fazer crescer as bactérias. Não está calor suficiente para as esterilizar”, ressaltou ao mencionar que é necessário lavar a roupa com sabão e água quente “porque vai ajudar a soltar essa sujidade e sebo e a livrar-se realmente das bactérias”.

Quando se trata da razão pela qual não se deve voltar a usar meias sem as lavar primeiro, “as infeções fúngicas nos pés são galopantes”, disse o dermatologista e diretor médico do Schweiger Dermatology Group, em Nova Iorque, Jeremy Fenton ao esclarecer que “dentro dos nossos sapatos está o ambiente perfeito para a criação de fungos”, dado que é quente, húmido e escuro. Como tal, recomendou que se lave também os sapatos ou as palmilhas numa máquina de lavar pelo menos uma vez por mês.

Para pijamas, roupa exterior, calças de ganga e outras roupas, as vezes que se podem usar sem lavar baseiam-se nos mesmos princípios para roupa interior ou desportiva. “Quanto às calças e camisas, tem a ver com o nível de conforto e quanto transpira ao longo do dia”, disse Rossi ao considerar que as camisolas interiores devem sempre ser lavadas, enquanto que a de cima não é necessário.

Ler Mais





Comentários
Loading...