Já pode ouvir os fascinantes sons de Marte
Está pronto para uma incursão ao interior do Planeta Vermelho? A sonda InSight da NASA está em Marte e está a recolher novos sons que o vão fazer sentir a 140 milhões de milhas de distância. A NASA, a agência de exploração espacial, graças a um aparelho incrivelmente sensível, chamado de Seismic Experiment for Interior Structure (SEIS), está a captar novas vibrações. O SEIS é tão sensível, avança a Fast Company, que pode captar vibrações tão sutis quanto uma brisa, tornando-o a ferramenta perfeita para cientistas (e produtores de música) ansiosos para ouvir como é o Planeta Vermelho.
Os cientistas amarraram o SEIS ao InSight na esperança de estudar as ondas sísmicas dos terramotos do planeta ou, na esperança de entender o universo interior do planeta. O SEIS registou alguns dos “marsquakes”, e agora a NASA lançou as suas primeiras faixas.
Como os terramotos estão muito abaixo do alcance da audição humana, as gravações recolhidas pelos “sensores de banda muito larga” dos produtores do SEIS e da NASA aceleraram-nos e os processaram para torná-los audíveis através do ouvido humano, de acordo com a NASA. As gravações são uma fascinante incursão ao interior de um planeta distante.
Este terramoto foi registado a 22 de Maio de 2019 (o 173.º dia em Marte, ou sol, da missão).