Adeus Banguecoque? Depois da Indonésia, a Tailândia também planeia mudar de capital

Depois da Indonésia ter tornado públicos os planos para mudar a capital do país de Jacarta para a ilha de Bornéu, a Tailândia pondera seguir-lhe os passos. Prayut Chan-o-cha, primeiro-ministro tailandês, acredita que pode ser uma resposta aos actuais desafios urbanos de Banguecoque, escreve esta segunda-feira o “The Guardian”.

Tal como em Jacarta, a actual capital tailandesa está sobrepovoada, poluída, tem um trânsito cada vez mais intenso e corre risco de ficar debaixo de água, escreve o diário inglês. 

Mas estes não são casos únicos. Na primeira década dos anos 2000, a Birmânia transferiu a capital do país de Rangum para Nepiedó.

O primeiro-ministro tailandês admite que a transferência de capital é uma «possibilidade» e que poderá acontecer ainda durante o seu mandato, aliviando, no limite, a migração de pessoas. Mas, «primeiro, temos de encontrar uma cidade que não seja nem muito longe nem muito cara para mudar. Depois, é sair de Banguecoque para  os arredores, reduzindo o excesso de pessoas», disse Chan-o-cha.

A mudança de capital, como recorda o “The Guardian”, era uma ambição do anterior chefe do Governo, Thaksin Shinawatra (2001-2006), que sugeriu Nakhon Nayok, uma província a cerca de 100 quilómetros da actual capital Banguecoque. Chegaram a ser feitos estudos sobre a transferência de escritórios governamentais para Chachoengsao. Porém, tal como em Jacarta, a ideia está a ser alvo de críticas.

Thosaporn Sirisamphand, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Económico e Social da Tailândia, disse ao “Bangkok Post” que o primeiro-ministro ainda não pediu uma análise «séria» sobre esta hipótese e acrescenta que pode tratar-se de uma mera «observação do momento». «A transferência de capital é um grande problema e precisa de cooperação séria de várias agências», defende.

Ler Mais





Comentários
Loading...