Alemanha: Começa hoje macro julgamento contra a Volkswagen devido ao escândalo “dieselgate” 

Meio milhão de europeus procuram a partir de hoje, na Audiência de Braunschweig (Alemanha), uma indemnização da fabricante automóvel Volkswagen pelo caso de manipulação de emissões poluentes.

Este é o primeiro processo judicial que chega aos tribunais na Alemanha – depois de uma reforma legal aprovada em Novembro passado. Ainda que o escândalo de fraude de motores a diesel tenha estalado em 2015. De acordo com o El Economista, a Volkswagen alertou que está preparada para uma acção judicial que pode levar anos.

O processo, liderado pela Associação Alemã de Organizações de Consumidores (VZBV) e pelo clube de carros ADAC, visa demonstrar que os seus clientes, proprietários dos veículos manipulados, viram os seus carros perder valor e devem ser compensados. O presidente da VZBV, Klaus Müller, segundo o El Economista, está optimista e assegurou que “é possível que o dinheiro flua rapidamente”, apesar do facto de a empresa ter-se recusado a chegar a uma decisão preliminar.

De acordo com o Escritório Federal de Justiça da Alemanha ao El Economista, até 25 de Setembro havia 468.992 motoristas que ingressaram no processo judicial, embora fosse possível se registrar para fazer parte do processo até Domingo. Um dos escritórios de advocacia que representa os afectados é Dolce Lauda, ​​com cerca de 4.000 consumidores da Alemanha, Itália e Espanha.






Comentários
Loading...