Ensaio. VW Multivan 2.0 TDI 150Cv DSG: Um salão com rodas e muito conforto

Por Jorge Farromba

Este era um daqueles modelos que tinha bastante interesse em ensaiar, mais até por nostalgia. As formas desta multivan que agora se assume em pleno como veículo de passageiros tem, em minha opinião, tudo para agradar.

O modo minimalista das suas formas, germânico, feito de um traço único, mas suficientemente apelativo para ter uma dianteira esguia marcada pelo traço luminoso a unir os faróis Led Matrix para numa linha simples encontrarmos a traseira também ela com uma assinatura luminosa horizontal, simples mas de belo efeito visual.

Pelo facto do seu desenho muito retangular, as suas linhas perpetuam-se no tempo; recriam a Transporter original e asseguram-lhe beleza.

Já o interior é um hino ao espaço interior. É certo que não temos plásticos moles, mas encontramos um veículo “tradicional” com um tablier prático e novamente minimalista, com o painel de instrumentos e o ecrã central a dominarem a frente. Por cima do tablier um porta-objetos; ao lado do ecrã central encontra-se um outro que faz concorrência ao porta-luvas mais abaixo. E espaço para arrumações não falta pois são muitos os espaços para tal; até mesmo com duas zonas nas portas. Já a consola central deslizante (com mesas) e que se eleva mediante pressão num botão. São por demais evidentes os cuidados nos detalhes que a marca incorporou nesta Multivan, de modo que esta sirva para sentar comodamente até 7 ocupantes. E, por falar niss,o conta com 7 bancos individuais, ergonómicos e extensíveis ao nível dos joelhos, elétricos e aquecidos (os da frente) e com duplo apoio de braços. Um hino ao conforto.

Os bancos traseiros individuais deslizam sobre calhas, podendo ser configuráveis ao gosto do cliente, ainda por cima possuem mesa e reclinam. As portas deslizantes são de acionamento elétrico. Aliás, quase tudo é elétrico nesta Multivan. O duplo teto panorâmico permite-nos uma visão mais interessante do espaço interior e transmite também imensa luminosidade ao interior que, nesta versão contava com bancos cinzentos e plásticos de cor beje.

A posição de condução é muito interessante, semelhante ao de um familiar sobreelevado, faltando unicamente uma pega na porta para subir para a Multivan.

E, esteticamente, o que apetece é mantermo-nos no interior. Não somente pelo espaço, mas pelas soluções bem desenhadas para acolher as pessoas e pela qualidade dos materiais.

E, em estrada?

As medidas da Multivan ao início intimidam, pois são mais de 5 metros de comprimento. Mas as soluções disponibilizadas pela VW para este modelo, desde a facilidade de condução, o ângulo de viragem, os espelhos retrovisores, as câmaras e os sensores tornam cada tarefa de uma agilidade extrema. Eu, que possuo um familiar quase com esta dimensão, confesso ter-me sentido mais solícito e ágil com as soluções que esta VW apresentam… mesmo e principalmente em locais estreitos.

Serve isto para dizer que a dimensão não atrapalha nem intimida após habituação.

Ao nível do motor 2.0 diesel com 150Cv e vários modos de condução (eco, confort, individual e sport) quase sempre utilizei o ECO e noutras o individual (por causa de ter uma direção mais pesada, mantendo as especificações confort), pois o motor 2.0 com caixa DSG automática de 7 velocidades e patilhas no volante tanto foi solícito em autoestrada, estrada nacional, como cidade íngremes com ruas estreitas.

Relativamente ao conforto, comportamento e precisão da Multivan nada a apontar. Pelo contrário. É um convite para grandes viagens em família com uns bancos que não nos cansam, um conforto acima do normal e uma precisão do chassis e suspensões de nível superior.

Para o meu dia a dia não a necessito, mas para quem necessita de 7 verdadeiros lugares, confortável, com qualidade, muito espaço interior e sobretudo com uma qualidade de nível superior e ainda por cima classe 1 nas portagens com via verde, este é sem dúvida uma ótima escolha.

Preço 66.000€

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