Peugeot Inception Concept: marca antecipa futuro da mobilidade elétrica

Por Jorge Farromba

A marca levou a Las Vegas, ao CES, o seu protótipo onde revela a sua visão para o futuro a partir dos seus modelos lançados em 2025.
Numa apresentação virtual aos jornalistas muito bem elaborada, tecnologicamente avançada e imersiva, a Peugeot apresentou a sua visão do que pretendem na mobilidade elétrica e como se pretendem posicionar.

Para tal, lançaram o manifesto que inspirará a marca. E são eles:

Sedução

– conceito que engrandece a sua atitude felina e atraente, o seu design interior revolucionário e a sua promessa de sensações de condução sem precedentes.

Emoção

– nova geração i-Cockpit®
– o sistema de controlo Hypersquare (o “volante”)
– O habitáculo que cria um espaço interior e a arquitetura inovadora
– Novos materiais

Excelência

– novas perspetivas com uma arquitetura ousada, derivada da geração de plataformas “BEV-by-design.

Em todo o manifesto existe o foco num conceito “human centered”. E o nome Inception não é um acaso, pois significa o “início”, o que resume a visão da marca para o futuro.

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, 100% elétrico, possui 5 metros de comprimento, dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás com uma potência combinada de 680 cv, uma bateria de 100 kWh que lhe permite percorrer até 800 km, sendo que as novas plataformas elétricas nativas “BEV-by-design” introduzirão, também, módulos tecnológicos alimentados por inteligência artificial: STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive.

Pessoalmente o que mais me entusiasmou foi o conceito totalmente centrado no ser humano e a tecnologia desenvolvida para tal. Por exemplo, o conceito do volante steer-by-wire (sem ligação física às rodas) mas que muda, tal como, outras marcas, o conceito de volante tradicional que conhecemos. Ou o vidro Narima que aqui possui qualidades térmicas e multicromáticas, também ele utilizado nas viseiras dos capacetes dos astronautas da NASA, ou a tinta utilizada na carroçaria que utiliza menor dispêndio de energia na sua aplicação e… que realça as cores consoante o ambiente exterior.

O volante que é substituído pelo controlo “Hypersquare” controlado tal como um jogo de vídeo, com comandos elétricos digitais consiste num ecrã com células circulares nos quatro cantos, que têm várias funções:

– A pega totalmente natural e universal do comando de direção
– Conforto de condução na ponta dos dedos
– Ativação dos controlos do veículo por impulsos simples do polegar.

Outros itens que destaco foram os bancos imersivos que se adaptam à morfologia de cada passageiro. Ou o painel de bordo e o tablier que desaparecem para uma total visibilidade para a estrada. Ou mesmo têxteis forjados para maximizar a economia circular – restos de tecido 100% poliéster provenientes dos ateliers de prototipagem do centro de estilo ou de fornecedores são reutilizados e termo comprimidos por vácuo, com injeção de uma ligação sob a forma de uma resina tornando-os um material extremamente duro e durável, utilizado para uma variedade de estruturas tais como portas, e sem necessitar de de ser revestido com peças adicionais.

Foi, pois, esta a visão do início; do Inception de uma nova marca Peugeot no sector do automóvel elétrico; todo um hino à tecnologia, à sustentabilidade e a uma visão centrada no ser humano. E o futuro é já hoje!

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