Espanha é a casa do maior negócio imobiliário europeu do ano

O banco espanhol BBVA está em negociações com a consultora Merlin Properties SOCIMI para a venda de uma participação maioritária na Madrid Nuevo Norte, mais conhecida como Operación Chamartín. Segundo o jornal Expansíon, trata-se do maior projecto urbanístico actualmente em curso na Europa, fazendo com que este seja o maior negócio imobiliário do continente europeu previsto para este ano.

Fontes citadas pela mesma publicação espanhola confirmam as negociações, mas alertam que ainda estão numa fase muito inicial. Para já, sabe-se apenas que o promotor da Madrid Nuevo Norte é a sociedade Distrito Castellana Norte (DCN), participada em 75,5% pelo BBVA e os restantes 24,5% pelo promotor imobiliário San José.

As mesmas fontes indicam que o BBVA tem a aprovação da Câmara de Madrid para vender a sua posição na Operación Chamartín. Além da Merlin Properties SOCIMI, também o investidor canadiano Bookfield e o fundo Qatar Investment Authority estavam interessados em controlar o projecto.

Criada há seis anos por Ismael Clemente, a Merlin Properties SOCIMI apresenta-se como a maior empresa imobiliária na bolsa espanhola com uma capitalização de aproximadamente de seis mil milhões de euros e uma carteira de imóveis avaliados em mais de 12 mil milhões. Conta ainda com o BBVA como accionista – o banco espanhol detém menos de 3% da Merlin Properties SOCIMI.

Madrid Nuevo Norte é um projecto que envolve a transformação de uma área de 3,29 milhões de metros quadrados e perto de seis quilómetros de extensão, perto da estação de Chamartín. Prevê a construção de 10.500 casas e a criação de mais de 241 mil postos de trabalho.






Comentários
Loading...