Quer votar mais cedo nas legislativas? Hoje é o último dia para se inscrever

Não consegue ir às urnas no dia 6 de Outubro? Pode votar mais cedo e assegurar que outros compromissos não atrapalham o exercício deste direito. O voto antecipado foi alargado a todos os eleitores recenseados em solo nacional e permite escolher o local onde se quer votar – entre as várias capitais de distrito do País (Continente e Regiões Autónomas).

As inscrições para o voto antecipado relativamente às próximas eleições legislativas arrancaram no domingo, dia 21 de setembro, e terminam já esta quinta-feira, dia 26. Para o fazer, basta informar a administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna através de correio eletrónico ou por via postal, para o seguinte endereço: Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa. Se optar por esta modalidade o “site” da Comissão Nacional de Eleições tem um folheto explicativo, que disponibiliza uma minuta para fazer o pedido.

Em ambos os casos esta é a informação que deve indicar: dados pessoais: nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada e endereço de correio electrónico ou contacto telefónico e mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto.

No domingo anterior à eleição, dia 29 de Setembro, as pessoas que optaram pelo voto antecipado devem dirigir-se ao local onde escolheram votar, levar um documento de identificação e indicar a freguesia onde estão recenseadas.

Caso se tenha inscrito no voto antecipado mas não tenha conseguido votar, poderá sempre fazê-lo no dia da eleição na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado, esclarece a Comissão Nacional de Eleições.

Na semana passada, o Governo adiantou que o número de mesas para o voto antecipado irá aumentar de modo a evitar filas como as registadas em Maio, aquando das eleições europeias.

A secretária da Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, indicou que foram procurados espaços com maior dimensão em Lisboa e no Porto, adequados ao número de inscrições – Reitoria da Universidade de Lisboa, na capital, e pavilhão do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, na Invicta.

Além disso, cada mesa de voto terá apenas 500 eleitores em vez de 1500.

Em Maio, cerca de 20 mil pessoas escolheram os representantes de Portugal para o Parlamento Europeu via voto antecipado, sendo que apenas 85% acabou por votar de facto no domingo anterior às eleições.

Ler Mais





Comentários
Loading...