Sabia que um vestido de Jennifer Lopez ajudou a criar o Google Images?
Em Fevereiro de 2000, Jennifer Lopez levou um vestido verde à cerimónia de entrega dos Grammy Awards. O look, assinado por Donatella Versace, suscitou a curiosidade de pessoas de todo o mundo, impulsionando a criação do Google Images. Quem o diz é a própria Google, que atribui à quantidade de buscas pelo vestido a necessidade de desenvolver uma solução que oferecesse mais do que links aos internautas.
«Em 2000, os resultados de busca eram ainda apenas uma lista de links azuis. Quando a equipa de Search percebeu que não eram capazes de exibir os resultados que as pessoas queriam – uma imagem de Jennifer no vestido – ficaram inspirados a criar o Google Images», conta Vincenzo Riili, Country Marketing director da Google Italy.
Perto de duas décadas depois, o vestido de Jennifer Lopez volta a dar que falar. A Google juntou-se a Donatella Versace para apresentar ao público uma nova versão do vestido verde, em plena Semana da Moda de Milão e com a cantora e actriz no papel de modelo.
«Ninguém previu que o vestido de padrão selvagem teria o impacto tecnológico que teve – nem a própria J. Lo. Dezoito anos depois, o Google Images é usado por milhões de pessoas todos os dias, não só para ver fotos de moda mas para ter ideias para redesenhar a sala de estar, criar uma refeição ou embarcar num projecto DIY», sublinha Vincenzo Riili.