Parlamento francês discute hoje o fim das touradas: debate tem gerado grande divisão nos partidos
O Parlamento francês vai debater, esta quinta-feira, a proibição das touradas no país – segundo a ‘France 24’, a proposta de lei foi apresentada pelo deputado Aymeric Caron, do ‘La France Insoumise’, partido de esquerda fundado por Jean-Luc Mélenchon, candidato às presidenciais francesas de 2022. Será a primeira vez que a Assembleia Nacional francesa discutirá uma eventual proibição das touradas.
As touradas são permitidas sob a condição de se tratar de “tradições locais ininterruptas”. Atualmente, esta exceção permite a realização destes eventos especialmente no sul de França, como acontece em Bayonne, Arles ou Nimes.
Uma sondagem da Ifop, realizada este ano, apontou que 77% dos franceses mostraram ser a favor de uma proibição das “corridas”, como é conhecido em França. É muito provável que a lei não seja aprovada. Segundo a RFI, o debate tem gerado grande divisão entre os partidos e até no seio dos próprios grupos parlamentares, tanto à esquerda como à direita. Na semana passada, a comissão parlamentar criada para o efeito chumbou a proposta.
Neste último fim de semana, houve vários protestos no sul de França, tanto a favor como contra a tauromaquia. Segundo a ‘France 24’, em Nimes, uma das cidades visadas, realizam-se cerca de 14 touradas por ano, com receitas a rondar os 60 milhões de euros.