Inteligência Artificial: Há duas startups portuguesas entre as mais promissoras nos EUA

São duas as startups de Inteligência Artificial com ADN português que marcam presença na lista americana da revista Forbes.

A inteligência artificial está a infiltrar-se em todos os sectores, permitindo que os veículos naveguem sem motoristas, auxiliando médicos nos seus diagnósticos e imitando a maneira como os humanos falam.

O termo Inteligência Artificial inerentemente amplo é criticado com tanta frequência que pode começar a parecer sem sentido e pode ser rastreado pelas empresas para facilitar até mesmo a análise de dados simples. Para ajudar a reduzir o barulho, a Forbes e a parceira de dados Meritech Capital montaram uma lista de empresas privadas nos EUA de Inteligência Artificial.

Duas das startups dos Estados Unidos da América mais promissoras em Inteligência Artificial, entre 50, destacadas pela revista Forbes este ano, têm sangue português. São elas a Feedzai, que está em 15.º lugar, e a DefinedCrowd, que ocupa o 46.º lugar da lista elaborada pela revista norte-americana.

 

15.º Lugar: Feedzai

Desde que a Feedzai foi lançada em 2011 para combater a fraude e a lavagem de dinheiro, muitos outros concorrentes começaram a divulgar como as suas próprias ferramentas vão além dos sistemas baseados em regras de machine learning. O CEO Nuno Sebastiao diz que a empresa quer tornar a actividade bancária mais seguro através de um software de inteligência artificial anti-fraude. E destaca como principais clientes, o Citi Bank e o Lloyds Banking Group no Reino Unido, como prova da tracção dos seus produtos.

 

46.º lugar: DefinedCrowd

A DefinedCrowd recruta freelancers por meio de uma plataforma chamada Neevo e atribui-lhes tarefas como rotular imagens ou gravar áudio, acelerando seu trabalho com a automação baseada em machine learning, sempre que possível. Todos os dados criados ou verificados pelas pessoas são compilados em um formato que os clientes podem usar para treinar os seus próprios algoritmos. O DefinedCrowd está actualmente no processo de angariar uma nova ronda de financiamento. A empresa conta com mais de 40 clientes a nível global, incluindo nomes como a BMW e a Mastercard ou as portuguesas EDP e Grupo Mello Saúde.

Ler Mais





Comentários
Loading...