Polícia desmantela o maior fornecedor televisivo de sinal pirata na Europa
A Xtream Codes, um dos maiores fornecedores de serviços de televisão pirata da Europa, que distribuía de forma ilegal séries e filmes, foi desmantelada após uma acção policial concertada entre vários países e coordenada pela Eurojust. Foram identificados 22 suspeitos de várias nacionalidades.
Segundo dados da Eurojust, existiam cerca de cinco mil clientes, que depois revendiam os packs de canais televisivos online – os IPTV – a cerca de 50 milhões de pessoas na Europa. Os utilizadores pagavam entre 12 e os 59 euros por serviços semelhantes aos que são oferecidos pela Sky Italia, Mediaset Premium, Netflix e Infinity.
As investigações foram conduzidas por procuradores de Nápoles e de Roma, que se juntaram depois de o Eurojust ter aberto uma diligência. A operação teve a colaboração de polícias de Bulgária, Alemanha, Grécia, França e Holanda.
Mais de 200 servidores foram encerrados na Alemanha, França e Holanda e foram bloqueada 150 contas PayPal dos suspeitos foram bloqueadas.
Contas feitas, a rede terá lesado em 6,5 milhões de euros as empresas de IPTV. Os seus elementos, de nacionalidade grega, são acusados de fraude, cibercrime e lavagem de dinheiro. Porém, também os clientes incorrem em multas que vão dos 2500 aos 25 mil euros e penas de seis meses até três anos de prisão.