Trump quer taxar marcas europeias de luxo

A mais recente taxa desenhada por Donald Trump poderá afectar alguns dos principais exportadores europeus do segmento de luxo. Segundo adianta a Bloomberg, a medida tem o potencial de impactar milhares de milhões de dólares em produtos como whiskey, vinho, champanhe, malas e fatos.

A World Trade Organization (WTO) determinou que os Estados Unidos da América podem aplicar esta nova tarifa como forma de retaliação relativamente ao apoio alegadamente ilegal que os governos europeus estão a dar à Airbus. Fontes da União Europeia citadas pela mesma agência noticiosa indicam que a declaração oficial da WTO sobre o tema deverá ser tornada pública ainda este mês.

Caso a taxa avance, poderá ser aplicada a bens no valor de 5 a 7 mil milhões de dólares (4,5 a 6,3 mil milhões de euros) por ano. Donald Trump, porém, vai mais longe e ameaça chegar aos 11 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros).

Grupos como LVMH, que detém as marcas Donna Karan, Givenchy, Kenzo e Louis Vuitton, poderão sair particularmente prejudicados. No ano passado, os EUA foram responsáveis por perto de um quarto das vendas globais deste grupo francês: os norte-americanos compraram bens no valor de 11,2 mil milhões de euros.






Comentários
Loading...