Juncker: “O Reino Unido esteve sempre em part-time na UE”
Desde o início, os britânicos eram apenas “europeus em tempo parcial” e nunca estiveram totalmente na União Europeia, disse Jean-Claude Juncker, presidente cessante da Comissão Europeia, em exclusivo para a Euronews.
“Os britânicos foram informados há mais de 40 anos que faziam parte da UE, mas não queriam partilhar todas as políticas que foram decididas. Os britânicos desde o início, que eram europeus em part-time, o que precisamos é de europeus em tempo integral”, afirmou.
Juncker ainda acredita que o Reino Unido deseja deixar a UE, apesar de todo o caos político ocorrido no país no momento. No entanto, ele acrescentou que o Brexit seria uma “situação de dupla perda” para o Reino Unido e a EU, avança na mesma entrevista à Euronews.
Questionado se acredita que há “um lugar especial no inferno para aqueles que promoveram o Brexit”, como disse o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk no início deste ano, Juncker disse que não acredita no inferno. “Não colocaria ninguém no inferno, eles estavam a fazer o seu melhor, principalmente Theresa May”, disse, acrescentando que eles negociaram não um “acordo” com May, mas um “tratado”. Juncker disse ainda que gostaria que o parlamento britânico aceitasse o Acordo de Retirada, acrescentando que “as coisas seriam mais fáceis” agora.
E acrescentou ainda: “Foi um “erro” colocar a questão do Brexit num referendo”.