Combustíveis sobem pela quarta semana seguida. Gasóleo aumenta 3 cêntimos

Vêm aí más notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis voltam a subir no início da próxima semana: “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 1,5 cêntimos por litro na gasolina 95 e 3 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Executive Digest.

Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0109 euros na gasolina e um aumento de 0,0275 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Os preços dos combustíveis estão a valorizar há três semanas consecutivas, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, o gasóleo já subiu 5,4 cêntimos enquanto a gasolina custa mais 4,5 cêntimos por litro.

Isto quer dizer que encher um depósito com 60 litros de gasolina custa mais 2,70 euros. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo está cerca de 3,2 euros mais cara.

Com os aumentos esperados na próxima semana, a quarta consecutiva, atestar o carro com 60 litros de gasóleo vai ficar cinco euros mais caro e encher o depósito com gasolina vai custar quase mais quatro euros face à segunda semana do ano.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,606 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,688 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 1,1 cêntimos abaixo da média europeia e 14 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 78,7 cêntimos, ou seja, menos do que os 80,5 cêntimos em Espanha.

Entre os países da UE, a Dinamarca apresenta a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,007 euros. Já a Finlândia ‘reina’ no gasóleo: 1,948 euros.

Ler Mais