Putin fala hoje ao país pela primeira vez desde o início da guerra
O Presidente russo Vladimir Putin deverá, na noite desta terça-feira, dirigir-se à população da Rússia pela primeira vez desde que começou a guerra com a Ucrânia a 24 de fevereiro.
A informação é avançada pela televisão russa ‘RBC’, citando três fontes governamentais que indicam que o pronunciamento terá como tema central os referendos para a anexação das regiões ucranianas de Luhansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson, que deverão passar a fazer parte da Rússia, pelo menos aos olhos do Kremlin.
Por seu lado, a ‘Aljazeera’ relata que ainda nada é certo e que o Kremlin não confirmou oficialmente o pronunciamento de Putin. Contudo, a acontecer, o mesmo órgão de comunicação escreve que é “inesperado” e que terá sido organizado à pressa, sem preparação prévia.
O anúncio do discurso é feito no mesmo dia em que o Parlamento russo aprova uma nova lei que endurece as punições para crimes de deserção, danos a propriedade militar e insubordinação, quando forem cometidos durante o processo de mobilização para a Ucrânia ou no contexto de combates.
As administrações militares instaladas pela Rússia nas regiões ocupadas na Ucrânia revelaram que estão a fazer todos os preparativos para que os referendos sejam realizados entre 23 e 27 de setembro.
Em reação, a Kiev acusa Moscovo de estar a chantagear a Ucrânia, usando como reféns as cidades ocupadas e que serão anexadas pela Rússia, e aponta que os referendos não terão qualquer legitimidade legal sobre essas zonas do país.