Ucranianos acusados de colaborar com a Rússia estão a fugir de Kharkiv e do Donbass
As autoridades da Ucrânia confirmam que vários ucranianos acusados de colaborar com as forças russas estão a fugir das regiões recentemente recuperadas em Kharkiv e no Donbass em direção à Rússia.
Sergei Haidai, governador de Luhansk, escreveu na rede social Telegram que “russos e colaboradores estão a fugir” para a Rússia, destacando que são moradores dessa região, bem como de Alchevsk e de outras cidades ocupadas pela Rússia em 2014, aquando da tomada da península ucraniana da Crimeia.
O responsável indica que as filas para sair da Ucrânia e entrar na Rússia “têm quilómetros de extensão” e avisa todos os ucranianos que colaboraram com as tropas russas que “puniremos todos”.
Os militares de Kiev têm vindo a pressionar fortemente as linhas russas em Kharkiv, parte de uma contraofensiva iniciada há cerca de duas semanas, com a Ucrânia a afirmar que já terá recuperado o controlo de quase toda essa região. Em resposta à aparente derrota nesse teatro de combate, Moscovo desencadeou vários ataques aéreos e com mísseis contra centrais elétricas e outros locais, relata o ‘The Guardian’.
Haidai afirma que os ucranianos que cooperaram com as forças russas “têm medo da raiva ucraniana”, avançando que foram vistas filas de carros que se atingiram os 12 quilómetros.