Reino Unido: Isabel II “sob supervisão”, médicos estão “preocupados” com a saúde da monarca. Príncipes Carlos e William a caminho de Balmoral
O Palácio de Buckingham avança esta manhã, em comunicado, que a Rainha Isabel II está “sob supervisão” e que os médicos reais “estão preocupados com a saúde de Sua Majestade”.
Com 96 anos de idade e 70 de reinado, a rainha tem estado no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde, quebrando a tradição, indigitou a nova Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que no Twitter escreveu que “todo o país está profundamente preocupado com as notícias que chegam do Palácio de Buckingham”.
The whole country will be deeply concerned by the news from Buckingham Palace this lunchtime.
My thoughts – and the thoughts of people across our United Kingdom – are with Her Majesty The Queen and her family at this time.
— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022
“Os meus pensamentos – e os pensamentos de todas as pessoas pelo Reino Unido – estão com sua Majestade, a Rainha, e com a sua família”.
A imprensa britânica revela que o Príncipe Carlos, o Príncipe William e Camilla, Duquesa da Cornualha, estão já a caminho de Balmoral.
Também o líder dos liberais democratas, Ed Davey, já publico nas redes sociais que “os pensamentos e orações de toda a nação estão com Sua Majestade, a Rainha, e a sua família, bem como esperam e rezam para que recupera totalmente”.
The whole nation’s thoughts and prayers are with Her Majesty The Queen and her family as we all hope and pray for her full recovery.
— Ed Davey (@EdwardJDavey) September 8, 2022
Adicionalmente, o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, confessa-se “profundamente preocupado” e que todo o Reino Unido “espera a sua recuperação”.
Along with the rest of the country, I am deeply worried by the news from Buckingham Palace this afternoon.
My thoughts are with Her Majesty The Queen and her family at this time, and I join everyone across the United Kingdom in hoping for her recovery.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) September 8, 2022
O Primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford, escreve também que está “preocupado” com o estado de saúde da monarca.
Concerned to hear the news from Buckingham Palace.
I send my best wishes to Her Majesty and her family on behalf of the people of Wales.
— Mark Drakeford (@PrifWeinidog) September 8, 2022
Por sua vez, a Primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirma que “estamos todos a sentir-nos profundamente preocupados com as notícias sobre a saúde de Sua Majestade”.
All of us are feeling profoundly concerned at reports of Her Majesty’s health.
My thoughts and wishes are with the Queen and all of the Royal Family at this time.— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) September 8, 2022
O debate sobre a crise energética no Reino Unido agendado para esta quinta-feira no parlamento britânico foi interrompido pelo presidente Lindsay Hoyle, depois de ter sido conhecido o comunicado a dar conta do estado de saúde da monarca.
De recordar que no dia 21 de fevereiro deste ano, Isabel II testou positivo para a Covid-19 e, segundo as informações que circulam na imprensa local, nunca recuperou totalmente.