Alerta vermelho: Protecção Civil enviou mais de seis milhões de SMS de alerta à população
Mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para o risco de incêndio rural, enviada esta quinta-feira, dia 4 de setembro, através de SMS pelos operadores das redes móveis, foi recebida, nas primeiras quatro horas, por 5 895 608 cidadãos que se encontravam nos 13 distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial nível Vermelho.
O balanço é feito pela Proteção Civil, que refere em comunicado que, das mensagens enviadas, cerca de 242 mil foram enviadas, em inglês, a emigrantes ou cidadãos estrangeiros que se encontram nesses distritos.
De acordo com a Proteção Civil, nas primeiras duas horas, entre as 8h00 e as 10h00, “foram entregues com sucesso cerca de 80% das mensagens”. Às 12h00, 4 horas após o início do processo, o número de mensagens entregues com sucesso foi superior a 90%.
O envio destas SMS foi decidido na segunda-feira pela ANEPC, depois de ter sido decretado o estado de alerta máximo, o vermelho, para os próximos dias em 13 distritos do centro e norte do país. O estado de alerta começou esta quarta-feira à meia-noite e termina à meia-noite de domingo. Os 13 distritos abrangidos pelo alerta vermelho são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.
A ANEPC esclarece que se o telefone estiver desligado ou sem cobertura de rede a mensagem não é entregue, pelo que não é considerada nos valores percentuais referidos.