150 milhões de euros: Google aceita pagar multa recorde para pôr fim a polémica

A Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos da América (EUA) e o procurador-geral de Nova Iorque levaram a Google a tribunal por considerarem que a gigante tecnológica violou as leis que garantem a privacidade das crianças. Para que o assunto polémico não se arrastasse junto de um juiz, a Google aceitou pagar uma multa recorde de 170 milhões de dólares (cerca de 154,2 milhões de euros).

As acusações sugeriam que a Google teria ganho milhões de dólares ilegalmente, com base na recolha de dados pessoais de menores sem a permissão dos pais. Segundo adianta o Daily Mail, o acordo estabelece que a Google terá de pagar 136 milhões de dólares à FTC e 34 milhões de dólares ao estado de Nova Iorque.

Em causa está a violação do Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA), segundo o qual sites com conteúdos dirigidos a crianças têm de divulgar as suas práticas relativamente ao tratamento de data e, além disso, obter consentimento parental para a recolha de informação de menores de 13 anos.

Neste caso, o foco da acusação está no YouTube e nos canais pensados para o público infantil, que surgem acompanhados de cookies. Porém o YouTube defende que não tem utilizadores com menos de 13 anos e que, por isso, não tem de obedecer ao COPPA.






Comentários
Loading...