Covid-19: Pessoas vacinadas ou que já tenham sido infetadas têm menor probabilidade de transmitir a variante Ómicron, revela novo estudo

Um grupo de cientistas descobriu que as pessoas infetadas com a variante Ómicron da Covid-19 têm uma menor probabilidade de transmitir o vírus a outras se tiverem sido vacinadas ou se tiverem já sido infetadas pela SARS-CoV-2.

As conclusões advêm de um estudo publicado em agosto na revista científica ‘medRxiv’, e Megan Steain, virologista da Universidade de Sidney, afirma que são, sem dúvida, boas notícias. A especialista explica que quanto maior a exposição que as pessoas tenham ao vírus, seja através da vacinação ou reforços, seja pela contração da infeção, “maior a barreira de imunidade”.

“Se conseguirmos manter elevados os níveis de vacinação de reforço, então poderemos diminuir o grau de infetividade das pessoas quando estão doentes.”

Os autores do estudo analisaram dados de mais de 22 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus nas 35 prisões da Califórnia, nos Estados Unidos, num período de cinco meses até ao final de 2021.

Apesar de estudos anteriores já terem sugerido que as pessoas vacinadas que sejam infetadas pela variante Delta são menos contagiosas, este novo estudo é, de acordo com a ‘Nature’, “um dos primeiros a considerar se as vacinas e infeções anteriores reduzem a infetividade com a Ómicron”.

A investigação revelou que, do universo de casos analisados, pessoas infetadas com Covid-19 e com, pelo menos, uma dose da vacina apresentavam uma probabilidade 24% menor de transmitir a infeção a outra pessoa.

Além disso, os cientistas concluíram que essa probabilidade subia para 41% nas pessoas que tinham já sido infetadas em ocasiões anteriores e que estavam vacinadas contra a Covid-19, comparando com indivíduos não vacinados e que ainda não tinham sido infetados.

Apesar dos resultados positivos, a vacinação e a infeção anterior apenas reduzem o nível de transmissão da Ómicron, não impedem o surgimento de novos casos.

Ler Mais





Comentários
Loading...