Parlamento russo convoca reunião para discutir central nuclear de Zaporíjia e promete “tomada de posição dura” contra Ucrânia
A Duma Estatal, a câmara baixa do parlamento da Rússia, anunciou esta segunda-feira que o líder da assembleia, Vyacheslav Volodin, e os líderes dos cinco partidos com representação parlamentar, irão reunir-se na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, para discutir “a ameaça à segurança da central nuclear de Zaporíjia representada por Kiev”.
De acordo com a agência ‘Reuters’, Sergei Mironov, presidente do partido pró-Kremlin “Uma Rússia Justa”, adianta que o concelho da Duma adotará uma “tomada de posição dura” sobre as ações da Ucrânia no que toca à central nuclear e pedirá que as Nações Unidas e outras organizações internacionais intervenham.
A central de Zaporíjia tem estado no centro da intensificação das tensões entre a Rússia e o bloco ocidental que apoio a Ucrânia contra as forças invasoras.
Moscovo e Kiev acusam-se mutuamente de ameaçar a segurança das instalações de produção de eletricidade através do nuclear. Zaporíjia, que é a maior central nuclear da Europa, mantém-se sob controlo das forças russas, mas ainda é operada por funcionários ucranianos.
A Rússia em sido acusada de usar a central como um “escudo nuclear”, para dissuadir os militares de Kiev de retaliarem.